A primeira temporada de Rafael Elias com a camisa do Cruzeiro foi conturbada na reta final de 2023. Em setembro do ano passado, o Papagaio sofreu uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo durante um treino na Toca da Raposa 2. Dessa forma, ele ficou 40 dias afastado e perdeu alguns jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Em dezembro, diante do desempenho abaixo do esperado – um gol em 12 jogos – o time celeste cogitou emprestar o jogador, que tem contrato até dezembro de 2026.
Neste ano, com as chegadas de Juan Dinenno, Rafa Silva e Gabriel Veron, além da ascensão dos jovens João Pedro e Fernando, a concorrência por uma vaga no ataque celeste ficou ainda mais acirrada. Para piorar a situação de Rafael Elias, pouco antes da estreia do Cruzeiro no Campeonato Mineiro, o jogador teve constatada uma lesão no úmero do braço direito e precisou ser submetido a uma cirurgia.
Superação
Entretanto, mesmo diante de tantos problemas, Rafael Elias começou a aproveitar as oportunidades e voltou a marcar um gol depois de quase seis meses. Neste domingo (18/2), na partida contra o Democrata, em Governador Valadares, ele saiu do banco de reservas no segundo tempo e marcou o terceiro tento do Cruzeiro na vitória por 3 a 1, pela sexta rodada do Estadual.
Na entrevista após o confronto, Papagaio foi às lágrimas ao relembrar o processo de recuperação. “Primeiramente, quero agradecer a Deus, né? Vim de processo de cirurgia agora. Estava fazendo uma boa pré-temporada. Eu tinha uma placa no braço e acabei sofrendo uma infecção. No departamento médico, optei por tirar. Mas quero agradecer a Deus e aos meus companheiros. Agradecer a todo staff, ao departamento médico”, comentou Rafael Elias.
“Estou há quatro semanas tomando dois tipos de antibiótico. Isso prejudica também o desempenho. Tenho que agradecer minha esposa, meu gestor de performance, todo mundo”, completou o atacante celeste.
Rafael Elias não balançava as redes desde o dia 19 de agosto de 2023, quando marcou seu primeiro gol pelo Cruzeiro no empate com o Corinthians, por 1 a 1, na 20ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano.