O Cruzeiro já concentra seu foco na semifinal do Campeonato Mineiro. Entretanto, antes de iniciar a disputa do mata-mata, terá um compromisso contra o Uberlândia, neste sábado (2/3), às 16h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela última rodada da fase de grupos do Estadual. Nesta partida, porém, a Raposa terá que ficar de olho para não perder seu único jogador que está ‘pendurado’.
O atacante Arthur Gomes acumula dois cartões amarelos e corre o risco de ficar de fora da semifinal do torneio. Titular absoluto do time comandado pelo técnico Nicolás Larcamón, ele terá que redobrar a atenção para não ser novamente advertido.
Arthur deve ser escalado novamente entre os 11 iniciais. Larcamón disse, após a vitória celeste por 2 a 0 sobre o Pouso Alegre, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, na última rodada, que não pretende poupar jogadores ou fazer testes na equipe.
Ausências por lesão
A equipe estrelada ainda tem outros cinco atletas que correm risco de ficar de fora do primeiro jogo da semifinal, sendo todos por lesão. O lateral-esquerdo Kaiki, o meia Japa e os atacantes Gabriel Veron, Rafael Bilu e Rafa Silva estão entregues ao departamento médico.
Kaiki está afastado dos gramados desde o início deste mês, quando machucou a coxa direita em jogo da Seleção Brasileira no torneio Pré-Olímpico. Por sua vez, a projeção do Cruzeiro é positiva para o lateral. Ele iniciou, nessa quarta-feira (28/2), o processo de fisioterapia em campo na Toca da Raposa 2, em BH.
A outra situação menos preocupante para Larcamón é a de Rafa Silva. Embora não tenha lesão, o atacante vem sendo preterido das últimas listas de relacionados. Ele faz trabalhos de equilíbrio e fortalecimento muscular para prevenir contusões.
Já Japa se recupera de lesão ligamentar no pé direito. Ele se machucou durante a derrota celeste para o Sousa-PB, por 2 a 0, no Marizão, pela primeira fase da Copa do Brasil, em 21 de fevereiro, e faz tratamento conservador desde então.
Por sua vez, Gabriel Veron passou por cirurgia no pé direito ainda em janeiro e está em fase de recuperação na Toca. O problema clínico tem impossibilitado a estreia do atacante emprestado pelo Porto, de Portugal, com a camisa do Cruzeiro.
Rafael Bilu também é outra baixa certa do Cruzeiro para a semifinal. O atacante está entregue ao DM desde maio do ano passado devido a cirurgia no tendão de Aquiles do pé direito. A volta aos gramados não está muito longe.
Cruzeiro na semifinal
O adversário do Cruzeiro na semi só será definido neste sábado, após a conclusão da oitava rodada do Estadual. A equipe celeste lidera o Grupo A, com 16 pontos, e tem a melhor campanha geral.
A atual configuração do Mineiro indica que o Cruzeiro tem mais chances de enfrentar o Tombense. Há, ainda, a possibilidade de ocorrer o clássico contra o Atlético. Por outro lado, nenhuma combinação coloca o América como oponente.