CRUZEIRO

Cruzeiro x Uberlândia: onde assistir, horário e prováveis escalações pelo Mineiro

Equipe de Belo Horizonte recebe o representante do Triângulo Mineiro na tarde deste sábado (2/3), às 16h30, no Mineirão
Foto do autor
Compartilhe

Com objetivos diferentes no duelo, Cruzeiro e Uberlândia entrarão em campo na tarde deste sábado (2/3), às 16h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, em jogo da oitava e última rodada da fase inicial do Campeonato Mineiro. O No Ataque traz, a seguir, as principais informações do confronto: prováveis escalações, desfalques, onde assistir ao vivo, arbitragem e mais.

A Raposa lidera o Grupo A do Estadual e já está classificado para as semifinais. Porém, a equipe de Nicolás Larcamón tem uma grande meta na última rodada da fase de grupos: garantir a melhor campanha geral. Com 16 pontos em sete partidas, o Cruzeiro é o melhor time da primeira fase do Mineiro e, se vencer o Uberlândia, assegurará os privilégios da liderança geral: jogar por dois empates na fase final, e decidir semifinal e final, caso se classifique, em casa. 

Além da melhor campanha, a própria primeira colocação do Grupo A estará em jogo se o Cruzeiro tropeçar no Mineirão. Simultaneamente, no estádio Almeidão, o Tombense enfrentará o América e, se triunfar e a Raposa não vencer, a equipe do interior assumirá a liderança geral, deixando o time celeste como melhor segundo colocado. Esse cenário acarretaria duelo das equipes na semifinal, com o representante do interior com os privilégios citados acima.

Já o Uberlândia entra em campo com os objetivos de escapar do rebaixamento e, consequentemente, garantir vaga no Troféu Inconfidência. A equipe do Triângulo Mineiro tem oito pontos e é vice-líder do Grupo B, mas tem apenas um ponto a mais que o Ipatinga, time que tem a décima pior campanha na classificação geral, posição que assegura vaga no triangular do rebaixamento do Estadual.

O Periquito até tem chances de chegar à fase final do Mineiro – 0,013%, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) -, mas o time necessita de uma combinação de resultados complicada. O representante do Triângulo Mineiro teria que vencer o Cruzeiro, contar com a derrota do Atlético para o Ipatinga, na Arena MRV, e ainda tirar sete gols de saldo. 

Cruzeiro x Uberlândia: onde assistir ao duelo ao vivo

O jogo da oitava e última rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro entre Cruzeiro e Uberlândia será transmitido ao vivo de forma exclusiva pelo Premiere, serviço de pay-per-view do Grupo Globo.

Cruzeiro x Uberlândia: prováveis escalações

Cruzeiro

Em relação à última partida, o técnico Nicolás Larcamón ganhou um novo desfalque: Neris teve um trauma no tornozelo esquerdo e está fora da partida. Porém, o zagueiro já havia sido reserva no jogo passado, e o técnico, que prometeu força máxima contra o Uberlândia, deve escalar a equipe de uma forma semelhante à formação que entrou em campo diante do Pouso Alegre, na vitória por 2 a 0 no domingo (25/2), no Parque do Sabiá.

As dúvidas estão presentes, justamente, nas mudanças feitas pelo treinador no jogo passado. Na zaga, João Marcelo foi o titular de Larcamón e é o favorito para ser dupla de Zé Ivaldo. Porém, Villalba estreou e pode ter sequência. 

No ataque, Rafael Elias foi titular na última partida, mas Robert era o dono da posição e pode retornar. Machado e Cifuentes correm por fora em busca desta vaga caso Larcamón opte por uma formação diferente – com mais jogadores no meio-campo. 

Ainda no setor ofensivo, Álvaro Barreal foi anunciado nesta sexta-feira (1/3), mas ainda não foi registrado pelo Cruzeiro e está sem condições de jogo. A expectativa é que o atacante argentino esteja disponível na fase final do Estadual.

Provável escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, João Marcelo (Villalba ou Neris) e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Arthur Gomes, Rafael Elias (Robert) e Juan Dinenno

Desfalques do Cruzeiro: Kaiki (lesão na coxa direita), Japa (lesão ligamentar no pé direito), Gabriel Veron (cirurgia no pé direito), Rafael Bilu (cirurgia no tendão de Aquiles esquerdo), Rafa Silva (fortalecimento muscular), Neris (trauma no tornozelo esquerdo) e Fernando e João Pedro (afastados por indisciplina)

Uberlândia

Assim como Larcamón, o técnico Wellington Fajardo terá o mesmo time da partida derradeira à disposição e poderá repetir a equipe que alcançou a segunda vitória seguida no sábado, 24 de fevereiro. Em casa, no Parque do Sabiá, o Uberlândia saiu atrás do placar, virou e bateu o Athletic por 2 a 1.

O triunfo sobre o time de São João del-Rei e a vitória por 1 a 0 sobre o Ipatinga, fora de casa, no jogo anterior, fizeram com que o Periquito se recuperasse no Mineiro. E isso passa pelo trabalho de Fajardo. 

Ex-jogador de América e Cruzeiro nas décadas de 1970 e 1980, o atual técnico do Uberlândia foi contratado e estreou na quinta rodada do Estadual. Naquele momento, o time, que era até então comandado por Felipe Conceição, ex-técnico de Coelho e Raposa, era dono da pior campanha do torneio.

Até por essa recuperação, Fajardo deve manter a equipe que conseguiu um resultado importante diante do Athletic. As dúvidas passam apenas pelos retornos de Adryan e Denis nas vagas de Jamerson e Jorge Rocha, mas os jogadores ficaram no banco no último jogo e a tendência é que a formação vencedora seja repetida para o duelo decisivo no Mineirão. 

Provável escalação do Uberlândia: Rafael Pin; Dávisson, Jamerson (Adryan), Mendonça e João Victor; Elias e Sabino; Vicente e Vinicius Balotelli; Jefferson e Jorge Rocha (Denis)

Desfalques do Uberlândia: nenhum jogador

Cruzeiro x Uberlândia: personagens

“Sempre tentamos trabalhar respeitando muito o próximo jogo. Não será necessário fazer nenhuma mudança para rodar, apenas decidir o que será melhor para fazer um bom jogo. Pretendemos ganhar não só no nosso Grupo, mas queremos finalizar como primeiro geral e ter a certeza que vamos definir a semifinal e final com a nossa torcida, que é o mais importante”

Nicolás Larcamón, treinador do Cruzeiro

“Como atleta, foram três anos no Cruzeiro e 80 jogos. Conheço bem como funciona, o nível de cobrança do clube. Aqui no Uberlândia, são 60 jogos como técnico, é o time que mais comandei na carreira. Conheço bem os dois lados da moeda e sabemos da dificuldade que é enfrentar um time da capital jogando na capital. É saber jogar com inteligência. É estatística. Passei isso para os atletas: os times da capital tem 60%, 70% de posse de bola contra um time do interior. Então temos que ser cirúrgicos quando tiver a posse da bola”

Wellington Fajardo, treinador do Uberlândia

Cruzeiro x Uberlândia: arbitragem

  • Árbitra: Andreza Helena Siqueira
  • Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva
  • VAR: Wagner Reway
Compartilhe