CRUZEIRO

Dribles, passes, gols: os momentos do zagueiro Zé Ivaldo como ‘armador’ no Cruzeiro

Utilizado por Nicolás Larcamón como zagueiro pela direita, Zé Ivaldo vem participando de momentos importantes do setor ofensivo do Cruzeiro

Foto do autor
Compartilhe
google-news-logo

Ao mesmo tempo em que “assusta” o torcedor mais cauteloso do Cruzeiro, Zé Ivaldo enche os olhos daquele que admira uma tirada clássica desde o campo de defesa. Utilizado pelo técnico Nicolás Larcamón como zagueiro pelo lado direito, o jogador de 27 anos vem participando de momentos importantes do setor ofensivo, seja com dribles, passes, lançamentos e até mesmo gols.

O defensor formado no Athletico-PR e com passagem pelo Vitória é do tipo que não hesita em fintar atacantes adversários em momentos de pressão, bem como arrisca “matadas” de bola no peito em vez do tradicional cabeceio para afastar o perigo da retaguarda. A qualidade do camisa 5 com a bola no pé tem ajudado bastante a Raposa neste início de temporada.

Em 2024, Zé Ivaldo já soma dois gols. O primeiro foi marcado de cabeça na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético, na Arena MRV, em 3 de fevereiro, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O segundo saiu de um potente chute de fora da área no triunfo por 3 a 1 em cima do Democrata, no estádio Mamudão, em Governador Valadares, pela sexta rodada do estadual.

Zé também foi crucial para o Cruzeiro abrir o placar na partida diante do Uberlândia, no último sábado (2/3), no Mineirão. Num primeiro momento, o passe do zagueiro saiu errado, mas ele se recuperou rapidamente, tabelou com William e Lucas Silva e foi à linha de fundo. A tentativa de cruzamento terminou em gol contra de Jamerson. O time celeste ganhou o jogo por 2 a 0.

“Então, eu pensei em fazer uma coisa, mas na hora deu um trevo. Mesmo assim eu não desisti da jogada e levei um pouco de sorte. Graças a Deus, o adversário colocou a bola para dentro do próprio gol dele. Espero que o juiz fale que o gol foi meu. Vai que ele é bonzinho e fala que foi meu”.

Zé Ivaldo ao SporTV no intervalo de Cruzeiro x Uberlândia

Arrancadas

Zé Ivaldo já tinha protagonizado arrancada semelhante na rodada anterior, em que o Cruzeiro venceu o Pouso Alegre por 2 a 0, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Pelo lado direito, o zagueiro apareceu na linha de fundo e tocou para trás em direção a Matheus Pereira, que acabou finalizando mal.

Essa é uma característica marcante do camisa 5, que, com seu vigor físico, surpreende os adversários na velocidade. Em algumas ocasiões, o atleta deixa o cruzeirense apreensivo com o risco de comprometer o sistema defensivo em caso de perda da bola. Em outras oportunidades, arranca aplausos e elogios curiosos.

Em tom de brincadeira, Zé Ivaldo é comparado pelos torcedores ao alemão Franz Beckenbauer, considerado por muitos o maior zagueiro de todos os tempos. O ídolo do Bayern de Munique, que morreu em janeiro de 2024, aos 79 anos, marcou 111 gols em mais de 850 jogos na carreira graças às subidas constantes ao ataque.

No Athletico-PR, Zé Ivaldo fez um gol “à la” Beckenbauer na semifinal da Copa do Brasil contra o Flamengo. Aos 43 minutos do segundo tempo, o defensor recuperou a bola dentro da área e, em vez de afastá-la, preferiu sair jogando. Na arrancada, livrou-se de um marcador e esticou a bola para Pedro Rocha na ponta esquerda, correndo em direção à meta adversária para receber de volta e finalizar na saída de Diego Alves. Era o terceiro gol da vitória do Furacão em pleno Maracanã.

Cartões

Uma característica às vezes problemática em Zé Ivaldo é o estilo efusivo. O camisa 5 tem os ânimos à flor da pele e, constantemente, acaba punido com cartão amarelo nas partidas.

Nos sete jogos que disputou pelo Cruzeiro, ele levou cinco amarelos, sendo quatro no Mineiro. A sequência, inclusive, fez o defensor cumprir suspensão no clássico com o América – vencido pelo Coelho por 2 a 0, no Mineirão, pela quinta rodada.

A reincidência na falta de disciplina virou motivo para cobrança pessoal fora das quatro linhas. Esposa do jogador, Josi Babolim critica todos os cartões recebidos por Zé Ivaldo. As chamadas de atenção viralizam nas redes sociais a cada jogo.

Zé Ivaldo no Mineiro

No Mineiro, Zé Ivaldo tem aproveitamento de 85% nos passes. De acordo com os números do SofaScore, especializado em estatísticas, ele ainda apresenta média de dois chutes a gol por partida.

A próxima chance de mostrar que pode contribuir ofensivamente com o time será neste domingo (10/3). O Cruzeiro visitará o Tombense, a partir das 19h30, no Ipatingão, em Ipatinga, pelo jogo de ida da semifinal do Estadual.

Compartilhe
google-news-logo