Tombense e Cruzeiro se enfrentam neste domingo (10/3), às 19h30, no Ipatingão, em Ipatinga, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro. O No Ataque traz as principais informações da partida: onde assistir, prováveis escalações, personagens, arbitragem e mais.
O Gavião-carcará se garantiu na semifinal após se classificar como o melhor segundo colocado geral da primeira fase do Estadual. O time de Tombos somou 15 pontos, sendo quatro vitórias, três empates e uma derrota, e ficou na vice-liderança do Grupo A, atrás do Cruzeiro (líder, com 19).
Já a Raposa se classificou ao mata-mata da competição como o detentor da melhor campanha da fase de grupos. Por essa razão, tem a vantagem de jogar por dois empates nos jogos da semifinal, ou uma vitória, ou uma derrota pela mesma diferença de gols. Caso isso ocorra, a equipe celeste avançará à final.
Cruzeiro e Tombense voltarão a se enfrentar no próximo fim de semana, no Mineirão, em Belo Horizonte. A data e horário do confronto decisivo ainda não foram definidos pela Federação Mineira de Futebol (FMF).
Tombense x Cruzeiro: onde assistir
O primeiro jogo da semifinal do Mineiro entre Tombense e Cruzeiro terá transmissão exclusiva pelo Premiere, canal de serviço pay per view do Grupo Globo.
Tombense x Cruzeiro: prováveis escalações
Gavião-carcará
O Gavião-carcará não deve ter mudanças para encarar o Cruzeiro. Sem desfalques recentes, é provável que o técnico Raul Cabral mande a campo os mesmos atletas que começaram a partida contra o América, na última rodada da fase de grupos.
No entanto, a expectativa da equipe de Tombos é por um resultado melhor do que o último, já que o jogo terminou com derrota por 1 a 0, no Almeidão. O meia Martín Benítez marcou o único gol do duelo contra o Coelho.
- Provável escalação do Tombense: Felipe Garcia; Pedro Costa; Zé Vitor, Wesley Marth e Emerson Barbosa; Mikael, Kaio Mendes, Denner e Rafinha; Igor Bahia e Felipinho
- Desfalque do Tombense: Mateus Buiate (lesão)
Raposa
Depois de algumas mudanças no elenco após chegadas e saídas de atletas, o Cruzeiro teve algumas novidades entre os convocados para a partida. A primeira delas fica por conta da possível estreia de Álvaro Barreal, o nono reforço da Raposa para a temporada.
O atacante foi chamado pelo técnico Nicolás Larcamón depois de ser regularizado no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O argentino, que está emprestado pelo Cincinnati, dos Estados Unidos, começará no banco de reservas, a princípio.
A outra notícia positiva para o treinador argentino é a volta do zagueiro Neris à lista. Ele foi desfalque na vitória celeste por 2 a 0 sobre o Uberlândia, no Mineirão, na última rodada da primeira fase, devido a um trauma no tornozelo esquerdo. Embora esteja recuperado, será opção no banco de reservas. João Marcelo assumiu o posto de titular de vez.
A única provável mudança em relação ao time que entrou em campo na última rodada é a saída de Mateus Vital. Ele deve dar lugar ao atacante Robert, que deve ser usado pelo lado direito.
- Provável escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Arthur Gomes, Robert (Mateus Vital) e Juan Dinenno
- Desfalques do Cruzeiro: Kaiki (lesão na coxa direita), Japa (lesão no pé direito), Rafa Silva (desgaste muscular), Gabriel Veron (lesão no pé direito) e Rafael Bilu (lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo)
Tombense x Cruzeiro: personagens
- Lane Gaviolle, presidente do Tombense: “(Sobre a semifinal em Ipatinga), tem o aspecto financeiro por conta da renda e a estrutural da cidade. Tombos não comporta o jogo, que não é uma partida comum. A parte de hospedagem, alimentação, estacionamento e outros serviços fica aquém do que pede esta semifinal. Ipatinga tem tudo isso e, ao mesmo tempo, tem um estádio maior e apelo maior de torcida”.
- Marlon, lateral-esquerdo do Cruzeiro. “O Tombense é um adversário difícil, que tem jogadores experientes. Fez uma pontuação muito boa e vem com campanha sólida para nos enfrentar. Vamos respeitar muito o Tombense, mas, dentro de campo, temos de prevalecer. A meta do Cruzeiro é ser campeão. A partir de agora, é outro campeonato e precisamos ser muito contundentes para buscar aquilo que a gente quer”.
Tombense x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Paulo César Zanovelli
- Assistente 1: Felipe Alan Costa de Oliveira
- Assistente 2: Pablo Almeida Costa
- VAR: Emerson de Almeida Ferreira