O desempenho sólido de João Marcelo vem agradando aos torcedores do Cruzeiro, que têm usado as redes sociais para pedir por mais espaço ao zagueiro. No clube desde agosto de 2023, o defensor só ganhou sequência como titular nas últimas semanas, quando tomou o posto que era ocupado por Neris.
Em meio à boa fase, João se vê com futuro incerto no Cruzeiro. O jogador de 23 anos e 1,89m está emprestado pelo Porto, de Portugal, até o meio do ano. Para permanecer com o zagueiro, a Raposa terá que negociar com os Dragões.
Ao todo, João participou de 12 jogos com a camisa celeste – sete como titular – e não levou nenhum cartão. Situação contrastante com a de Zé Ivaldo, com quem faz dupla de zaga. O camisa 5 tem seis amarelos e um vermelho em oito partidas só nesta temporada.
Sequência como titular
João Marcelo esteve entre os 11 iniciais nos últimos três compromissos do Cruzeiro: vitórias por 2 a 0 sobre Pouso Alegre e Uberlândia e empate por 0 a 0 com Tombense, todos pelo Campeonato Mineiro. No Estadual, são cinco jogos seguidos como titular.
A última vez em que o zagueiro ficou no banco foi em 21 de fevereiro, na derrota por 2 a 0 para o Sousa, que selou a eliminação estrelada na primeira fase da Copa do Brasil. Nessa partida, o técnico Nicolás Larcamón optou por usar Neris e Zé Ivaldo na defesa.
Leia: Filha de Alex, ídolo do Cruzeiro, joga vôlei e reforçará time da Superliga Feminina
Quantos gols o Cruzeiro levou com João Marcelo?
O Cruzeiro não levou gol em quatro dos sete jogos em que João Marcelo atuou como titular. Nos outros três duelos, a Raposa foi vazada quatro vezes. Veja a relação abaixo.
- Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras – 38ª rodada do Brasileirão 2023
- Atlético 0 x 2 Cruzeiro – primeira fase do Mineiro 2024
- Cruzeiro 0 x 2 América – primeira fase do Mineiro 2024
- Democrata-GV 1 x 3 Cruzeiro – primeira fase do Mineiro 2024
- Pouso Alegre 0 x 2 Cruzeiro – primeira fase do Mineiro 2024
- Cruzeiro 2 x 0 Uberlândia – primeira fase do Mineiro 2024
- Tombense 0 x 0 Cruzeiro – ida da semifinal do Mineiro 2024
Em 2024, a equipe celeste jogou quatro vezes sem o defensor entre os 11 iniciais. O Cruzeiro tomou gol quatro gols nessas partidas, e a defesa passou em branco em só uma delas.
- Villa Nova 1 x 2 Cruzeiro – primeira fase do Mineiro 2024
- Cruzeiro 1 x 1 Athletic – primeira fase do Mineiro 2024
- Cruzeiro 3 x 0 Patrocinense – primeira fase do Mineiro 2024 (João entrou no intervalo)
- Sousa 2 x 0 Cruzeiro – primeira fase da Copa do Brasil