O Cruzeiro pediu à Federação Mineira de Futebol (FMF) que o primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, contra o Atlético, na Arena MRV, em Belo Horizonte, tenha árbitro de outro estado. A solicitação foi enviada pelo clube celeste à entidade nesta segunda-feira (18/3).
À reportagem de No Ataque, a assessoria de comunicação da FMF disse que, a duas semanas do duelo de ida, apenas o Cruzeiro enviou o requerimento para a mudança. O Atlético, por sua vez, ainda não se manifestou.
Dessa forma, a arbitragem do primeiro jogo da decisão será determinada por meio de sorteio organizado pela comissão da FMF, chefiada por Juliano Lopes Lobato.
O sistema será semelhante ao utilizado para a escolha da arbitragem do clássico entre Atlético e América, na Arena MRV, pela ida da semifinal – vencida pelo Galo por 2 a 0, em 9 de março. Foram escolhidas bolas pares (arbitragem mineira) e ímpares (arbitragem de outro estado).
A informação sobre a solicitação do Cruzeiro foi antecipada pela Itatiaia e confirmada pelo No Ataque.
Data das finais do Mineiro
As partidas da final estão previstas para 30 de março (ida) e 6 de abril (volta), em horários a serem definidos.
Dependendo do interesse da TV Globo, detentora dos direitos de transmissão, as finais podem ocorrer em 31 de março (ida) e 7 de abril (volta).
O Cruzeiro confirmou a vaga ao vencer o Tombense por 3 a 1, nesse sábado (16/3), no Mineirão, em Belo Horizonte, com gols de Arthur Gomes, Zé Vitor (contra) e Matheus Pereira. O time celeste havia empatado por 0 a 0 com a equipe de Tombos na semana passada, no Ipatingão, em Ipatinga, no jogo de ida da semifinal.
Já o Atlético avançou à final ao superar o América no placar agregado (3 a 2). No jogo de ida, o Galo derrotou o rival por 2 a 0, na Arena MRV, com gols de Paulinho e Hulk. Neste domingo (17/3), o Coelho ganhou por 2 a 1, no Independência.
Por ter terminado a primeira fase da competição com a melhor campanha geral, o Cruzeiro tem o benefício de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols na decisão. Os celestes fizeram 19 pontos, sendo seis vitórias, um empate e uma derrota.