O Cruzeiro terá a possibilidade de quebrar um recorde do Atlético no Mineirão, em Belo Horizonte, na partida de volta da final do Campeonato Mineiro. Com as vendas de ingressos bem aquecidas antes mesmo do primeiro jogo da decisão, o clube celeste pode estabelecer o maior público do estádio desde que foi reformado para a Copa do Mundo de 2014.
O portal No Ataque apurou que o Cruzeiro terá à disposição 62 mil bilhetes para comercialização no Gigante da Pampulha. O número corresponde à lotação máxima permitida para as arquibancadas do principal estádio de Minas Gerais.
Isso só será possível devido ao acordo entre as diretorias de Cruzeiro e Atlético para a realização de clássicos com torcidas únicas até dezembro de 2025. Os clubes chegaram a um consenso em 24 de janeiro deste ano. A decisão tem o intuito de melhorar o diálogo entre as diretorias e evitar conflitos entre torcedores.
Dessa forma, haverá apenas cruzeirenses nas cadeiras do Mineirão no clássico do dia 7 de abril (domingo), às 15h30. Todos os setores do estádio estão à disposição da torcida, inclusive o portão A (no Setor Roxo Superior), normalmente destinado aos visitantes.
Ainda segundo apurado pela reportagem, a diretoria do Cruzeiro se reunirá com a Minas Arena, concessionária que administra o Mineirão, na próxima semana para alinhar os últimos detalhes da operação.
Vendas aquecidas
Certo é que o Mineirão estará lotado para a decisão do Estadual. Na tarde desta quarta-feira (27/3), o Cruzeiro informou nas redes sociais que mais de 40 mil ingressos já foram comercializados. O clube mantém otimismo para aquecer ainda mais as vendas nos próximos dias.
Recorde de público do Novo Mineirão
O recorde de público do Novo Mineirão pertence ao Atlético. O time alvinegro atingiu o feito em 5 de dezembro de 2021, na vitória por 4 a 3 sobre o Red Bull Bragantino, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, 61.573 torcedores acompanharam de perto o jogo que marcou a entrega da taça do torneio nacional ao Galo.
A maior mobilização da torcida do Cruzeiro no Mineirão depois da reforma para a Copa foi em 6 de novembro de 2022. Na oportunidade, 61.291 pessoas lotaram o estádio para acompanhar a entrega da taça da Série B ao Cruzeiro. O time estrelado derrotou o CSA por 3 a 2, de virada, e acabou com a ‘maldição’ do meme ‘Fala, Zezé’.
Já o recorde do Mineirão em todas as épocas pertence ao Cruzeiro. Em 22 de junho de 1997, 132.834 torcedores lotaram o Gigante da Pampulha para acompanhar a decisão do Mineiro, entre Raposa e Villa Nova, vencida pelo mandante por 1 a 0.
Final do Mineiro
Atlético e Cruzeiro farão o primeiro encontro neste sábado (30/3), às 16h30, na Arena MRV.
Por ter terminado a fase de grupos com a melhor campanha entre todos os concorrentes, o Cruzeiro tem vantagem na final do Estadual. O time celeste pode ser campeão com dois empates ou com vitória e derrota pela mesma diferença de gols.