Cruzeiro e Atlético decidem qual time levantará o troféu do Campeonato Mineiro a partir das 15h30 deste domingo (7/4), no Mineirão, pelo duelo de volta da final. A partida de ida, na Arena MRV, terminou com placar de 2 a 2.
Como fez melhor campanha na primeira fase, a Raposa joga por novo empate para ficar com o título. O Galo, por sua vez, é obrigado a ganhar no Gigante da Pampulha.
Relembre, a seguir, as edições do Mineiro em que o clube se sagrou campeão apoiado no desempenho da fase classificatória.
1997 – Cruzeiro
O Campeonato Mineiro de 1997 teve 12 clubes se enfrentando em turno e returno (22 rodadas), além de quartas de final, semifinal e final em confrontos de ida e volta.
Terceiro na fase classificatória, com 35 pontos, o Cruzeiro eliminou Montes Claros e América até chegar à decisão. O Villa Nova, que somou 28 e ficou em oitavo, surpreendeu o líder Atlético (44) no primeiro mata-mata, passando também pelo Social.
Na disputa pelo troféu, o Cruzeiro perdeu para o Villa Nova por 2 a 1, em Nova Lima, e ganhou por 1 a 0 em Belo Horizonte, diante de mais de 132 mil torcedores no Mineirão.
1999 – Atlético
O Campeonato Mineiro de 1999 começou com oito clubes do interior jogando em dois turnos. URT, Democrata-GV, Caldense e Valeridoce avançaram à segunda fase, enquanto Ipiranga, Rio Branco, Guarani e Social participaram do playoff do rebaixamento.
Na segunda fase, URT, Democrata-GV, Caldense e Valeridoce se juntaram a Atlético, América, Cruzeiro e Villa Nova. Em mais um sistema de turno e returno (14 rodadas), Galo e Coelho foram para a final no sistema “melhor de três”.
Como tinha feito melhor campanha (28 pontos a 27), o Atlético comemorou o título – perdeu o primeiro clássico para o América (2 a 1), empatou o segundo (1 a 1) e venceu o terceiro (1 a 0).
2014 – Cruzeiro
No estadual de 2014, o Cruzeiro celebrou o título sem perder nenhum duelo. Na fase classificatória, somou 29 pontos (nove vitórias e dois empates) e terminou em primeiro. Na semifinal, bateu o Boa Esporte por 1 a 0 e 2 a 1.
A Raposa encarou o Atlético na decisão e empatou por 0 a 0 tanto no Independência quanto no Mineirão.
2018 – Cruzeiro
O Cruzeiro teve aproveitamento idêntico ao de quatro anos antes na primeira fase: 29 pontos, com nove vitórias e dois empates. Nos mata-matas, passou por Patrocinense (2 a 0) e Tupi (1 a 0 e 2 a 1) antes de encarar o Atlético na final.
Dessa vez, o clube celeste perdeu o primeiro confronto da decisão, por 3 a 1, no Independência. Assim, viu-se obrigado a ganhar por dois gols no segundo clássico. Foi a conta do chá: triunfo cruzeirense por 2 a 0, no Mineirão.
2021 – Atlético
Da mesma forma que o Cruzeiro em 2014, o Atlético conquistou o Campeonato Mineiro com dois empates na edição de 2021. A diferença é que o adversário na final era o América.
O Galo obteve 27 pontos na primeira fase – nove vitórias e duas derrotas -, ao passo que o Coelho avançou em segundo, com 22.
Nas semifinais, o Atlético eliminou o Tombense, e o América levou a melhor sobre o Cruzeiro. Na decisão, os dois resultados de 0 a 0 no Independência e no Mineirão beneficiaram o time alvinegro.
Ranking de títulos
O Atlético é o maior campeão mineiro, com 48 títulos. O Cruzeiro ergueu a taça 38 vezes. América (16), Villa Nova (5), Siderúrgica (2), Ipatinga (1) e Caldense (1) completam a lista.