O Cruzeiro conquistou o título do Campeonato Mineiro nessa quarta-feira (20/11), ao derrotar o América por 3 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte. Uma das principais peças do elenco, a zagueira Vitória Calhau aproveitou o momento para cutucar os rivais do estado.
“Campeã mineira do lado certo”, escreveu a defensora.
Calhau veste a camisa do Cruzeiro desde 2023. No primeiro ano de casa, venceu o Mineiro e fez parte do que era, até então, a melhor campanha do time no Campeonato Brasileiro – classificação às oitavas ao terminar a primeira fase em grupo.
Neste ano, o elenco fez mais. Além da taça do Estadual, chegou à primeira final nacional (perdeu a decisão da Supercopa para o Corinthians) e melhorou o desempenho do Brasileiro anterior – foi às oitavas como o quinto melhor time.
Em outubro, o Cruzeiro renovou contrato com Calhau. Agora, as partes têm vinculo até 2028. A defensora aproveitou o momento para se declarar ao clube – disse que se sente pertencimento.
A segurança na zaga celeste levou Calhau a ser convocada para a Seleção Brasileira. Chamada pelo técnico Arthur Elias, vestiu a camisa verde e amarela nos amistosos com a Colômbia, em outubro. No primeiro confronto, empate por 1 a 1. No segundo, vitória por 3 a 1, e a cruzeirense iniciou como titular.
Ela também foi chamada para os amistosos contra a Austrália, em 28 de novembro e 1º de dezembro, na Oceania.
Campeã mineira do lado certo 🦊😍 pic.twitter.com/h7kBNdZO5c
— Calhau (@VitoriaCalhau) November 21, 2024
- Leia também: Ídolo do Cruzeiro, Marcelo Moreno acredita em título contra Racing: ‘Difícil levarem da gente’
Carreia de Calhau
Na carreira como profissional, Calhau já vestiu a camisa do Atlético. Ela chegou a Minas Gerais em 2020, mas sequer aproveitou a passagem. Primeiro, sofreu assédio do mascote Galo Doido no dia da apresentação – o funcionário a girou e esfregou as mãos. Depois, lesionou o joelho e se ausentou por mais de um ano. Quando estava pronta para atuar, foi dispensada.
Natural de São Paulo, a zagueira de 24 anos também já defendeu Chapecoense, Lusaca, São Francisco-BA e São José.