O Cruzeiro aguarda a chegada do treinador Leonardo Jardim, que desembarca em Belo Horizonte no sábado e acompanha in loco ao clássico com o Atlético, neste domingo (9/2), no Mineirão, às 16h, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Enquanto isso, os atletas seguem as instruções do interino Wesley Carvalho. Nome de peso no elenco, Dudu revelou se já houve trocas com o futuro comandante.
O camisa 7 não entrou em muitos detalhes sobre Jardim. Preferiu dar atenção ao momento atual e destacar o trabalho de Wesley Carvalho. Ainda assim, desejou boas-vindas ao profissional que está para chegar.
“Estamos muito focados no aqui e no agora. Nosso treinador é o Wesley e temos que respeitar isso. Vai ser o treinador até domingo. A gente não teve contato com o Jardim. A gente espera que ele possa contribuir, ajudar os jogadores, ajudar o Cruzeiro a evoluir durante o ano. Mas, neste momento, nosso treinador é o Wesley e temos de respeitar as decisões dele. E fazer tudo para que, no domingo, consiga uma vitória no clássico e entregue o trabalho ao novo treinador da melhor forma possível”
Dudu, atacante do Cruzeiro
Auxiliar fixo desde agosto de 2024, Wesley Carvalho assumiu o time quando Fernando Diniz foi demitido, em 27 de janeiro. Desde então, foram três jogos, todos pelo Campeonato Mineiro: duas vitórias (4 a 1 sobre o Itabirito e 3 a 1 diante do Uberlândia) e um empate (1 a 1 com o América).
Quando Jardim assumir, Wesley voltará ao cargo de auxiliar. O comandante venezuelano com nacionalidade portuguesa também chegará acompanhado pelos também auxiliares Antonio Vieira, José Barros e Diogo Dias.
- Leia também: Cruzeiro divulga tipo de tratamento indicado a Japa
Conversa entre Jardim e Wesley
Se Jardim não entrou em contato diretamente com jogadores, trocou informações com Wesley. Antes do empate com o América, nessa quarta-feira, no Independência, pela sexta rodada do Estadual, o interino detalhou a conversa.
“Me surpreendeu bastante pela sua facilidade de acesso. Me ligou, batemos um papo, já estou apresentando para ele, falando de características de alguns atletas. Temos muitas coisas em comum, de pensamento de futebol, isso vai facilitar a transição. Vai ser bom para mim também trabalhar com um treinador que já conquistou vários objetivos no futebol mundial”, disse.
O Cruzeiro até bolou uma estratégia para que Jardim conhecesse todos os atletas à disposição antes de chegar no Brasil: escalar time alternativo diante do Uberlândia.
“Tivemos um jogo passado em que jogadores não tinham atuado ainda, atuaram para ele conhecer. Isso é importante para o elenco chegar e ter oportunidades com o novo treinador. Vamos tentar entregar um Cruzeiro classificado diante do nosso maior rival. Dar continuidade no trabalho e ajudar ele o máximo possível”, contou Wesley.
Cruzeiro x Atlético
O clássico significa muito para Cruzeiro e Atlético. Em caso de vitória, os mandantes selam a classificação à semifinal do Mineiro e podem contribuir para eliminação antecipada dos rivais. Os visitantes, por sua vez, brigam pela sobrevivência no Estadual.
A Raposa lidera o Grupo C, com 11 pontos – seis vitórias, três empates e duas derrotas. Se somar três tentos, avança. Também se garante no mata-mata com um empate aliado a derrota do Aymorés, que recebe o Democrata no Estádio Paulo Paschoalino, em Ubá, no mesmo dia e horário. Até mesmo se tropeçarem os celestes podem prosseguir – precisam que Aymorés e Pouso Alegre não pontuem.
O Galo é o terceiro do Grupo A, com 10 tentos – dois triunfos e quatro empates. Vitória sobre o maior rival dá respiro na briga pela classificação. Empate ou derrota podem eliminar o alvinegro, a depender de combinações de resultados – veja cenários.