
O Cruzeiro, que perdeu para o Democrata-GV por 2 a 1 na quarta-feira (12/2), estará na fase final do Campeonato Mineiro. Porém, curiosamente, fez menos pontos que dois eliminados no Estadual.
Isso ocorreu porque, nesta edição do Mineiro, classificam-se ao mata-mata os líderes das três chaves e o melhor segundo colocado. Desta forma, mesmo com uma campanha com menos pontos, o primeiro colocado de um grupo pode se classificar.
Situação no Mineiro
Com a derrota para o time de Governador Valadares, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Cruzeiro ficou com apenas 11 pontos em oito partidas, mas terminou como líder do Grupo C do Mineiro.
Por outro lado, o Betim foi eliminado com a terceira melhor campanha geral do Campeonato Mineiro. O estreante fez 15 pontos – quatro a mais que o Cruzeiro – e só não se classificou porque Tombense e Atlético, que também estão no Grupo A, fizeram 16.
O Athletic é o outro clube que ficou fora da fase final mesmo pontuando mais que o Cruzeiro. O time que disputará a Série B fez 12 pontos e ficou em segundo no Grupo B, sendo eliminado do Mineiro.
A equipe que não liderou o próprio grupo, mas se classificou, foi o Atlético, que fez 16 pontos, dois a mais que o Athletic. O Galo terminou em segundo, atrás do Tombense por causa do número de vitórias, e se classificou como o melhor vice-líder.
Classificação da fase inicial do Mineiro
Grupo A
- Tombense – 16 pontos (5 vitórias)
- Atlético – 16 pontos (4 vitórias)
- Betim – 15 pontos
- Uberlândia – 9 pontos
Grupo B
- América – 13 pontos
- Athletic – 12 pontos
- Democrata-GV – 11 pontos
- Itabirito – 8 pontos
Grupo C
- Cruzeiro – 11 pontos
- Pouso Alegre – 8 pontos
- Aymorés – 7 pontos
- Villa Nova – 4 pontos