Pelo quarto título, o Cruzeiro inicia, neste sábado (1/11), a caminhada no mata-mata do Campeonato Mineiro Feminino. As Cabulosas visitam o Itabirito no Estádio Coronel Afonso de Moura Castro, na cidade homônima, a partir das 10h, pelo primeiro jogo da semifinal do Estadual. O No Ataque informa, a seguir, onde assistir ao vivo, prováveis escalações e mais.
De forma invicta, o Cruzeiro encerrou a participação na etapa classificatória em primeiro lugar, com 13 pontos – venceu quatro partidas, contra Araguari, Valadares, Itabirito e Atlético, e empatou uma, com o Atlético. A campanha deu à Raposa o direito de mandar o segundo jogo da semifinal. O Itabirito, por sua vez, acumulou seis pontos – dois triunfos e três derrotas – e avançou em quarto lugar, consagrando-se o campeão do interior.
Favoritas, as Cabulosas almejam o quarto título do Mineiro para coroar a campanha de 2025, recheada de ineditismos na Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino, incluindo a vice-liderança e a quebra do recorde de público da modalidade jogada por clubes em Minas Gerais – 19.175 no Independência, em Belo Horizonte, para o empate por 2 a 2 com o Corinthians, pela primeira partida da final.
Justamente pelas aparições no torneio nacional, a taça do Mineiro se tornou obrigação para a torcida. Segundo o técnico Jonas Urias, o Cruzeiro tem uma reputação a zelar: “Quanto mais você conquista, a próxima competição não fica mais fácil, pelo contrário, a gente carrega mais peso para vencê-la… Agora o desafio é o Mineiro. Nosso foco é total e a gente não muda uma vírgula na dedicação para conseguir conquistar a competição”.
Itabirito x Cruzeiro: onde assistir
A Federação Mineira de Futebol (FMF) transmite com imagens a semifinal do Mineiro Feminino, entre Itabirito e Cruzeiro, pelo Youtube da entidade.
Itabirito x Cruzeiro: prováveis escalações
Escalação do Itabirito
O Itabirito, treinador por Hoffmann Túlio, chega à semifinal com novidades no elenco. Nos últimos dias, a equipe anunciou as contratações das meio-campistas Bruna Victoria e Nath Rodrigues e da zagueira Hilary. As movimentações no mercado também fazem parte do planejamento das Gatas do Mato para a disputa da Série A2 em 2026.
- Provável escalação do Itabirito: Marcelle; Janaína, Siméia, Evelin e Rafa Vargas; Malu, Carol, Aninha e Miraca; Vânia e Bruna M
- Desfalques do Itabirito: Janete e Keke
- Pendurada do Itabirito: Simeia
Escalação do Cruzeiro
O Cruzeiro finalizou a preparação para o mata-mata com alguns reforços caseiros. Representantes da Seleção Brasileiras nos amistosos de outubro, as zagueiras Isa Haas e Vitória Calhau estão de volta à Toca da Raposa. Mesmo caso da volante Lorena Bedoya, que vestiu a camisa da Colômbia nas duas primeiras rodadas da Liga das Nações.
Pri Back esteve fora da rotina integral do clube nos últimos dias devido à morte do irmão, Felipe Back Selau, de 32 anos, e retornou aos treinamentos nessa terça-feira (28/10). A meio-campista tem vaga cativa na equipe comandada por Jonas Urias.
A goleira Taty Amaro é dúvida. Ela não esteve em campo no empate por 2 a 2 com o América, em 18 de outubro, devido a um quadro de lombalgia.
Seguem no departamento médico a zagueira Layza (entorse no tornozelo esquerdo) e as atacantes Fabíola Sandoval (lesão no ligamento colateral anterior de joelho esquerdo) e Marília (em recuperação de cirurgia para tratamento de uma tendinopatia na musculatura posterior da coxa direita).
- Provável escalação do Cruzeiro: Leilane; Paloma Maciel, Vitória Calhau e Isa Haas; Gisseli, Gaby Soares, Bedoya, Pri Back (Letícia Alves), Byanca Brasil, Letícia Ferreira e Vanessinha
- Desfalques do Cruzeiro: Layza, Sandoval e Marília (departamento médico)
- Penduradas do Cruzeiro: –
Itabirito x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Wladimir Carlos José
- Assistentes: Andressa Oliveira Pereira e Luciana Oliveira Eleoteria Rodrigues
Cruzeiro x Itabirito se enfrentaram em 2025
Cruzeiro e Itabirito se enfrentaram em 11 de outubro, pela quarta rodada do Mineiro. Superior tecnicamente, a Raposa controlou a posse de bola desde o início da partida. Nos primeiros minutos, deparou-se com marcação encaixada do adversário – postado com linha de cinco na zaga – e teve dificuldades para criar chances perigosas.
Com o passar do tempo, a equipe encontrou melhores caminhos e goleou. Gaby Soares, Byanca Brasil, Gisseli, Lelê e Zóio marcaram os tentos na vitória do Cruzeiro por 5 a 0 sobre o Itabirito.