O setor ofensivo do Cruzeiro tem uma comandante: Letícia Ferreira. Em 30 jogos, a atacante balançou a rede 27 vezes, consagrando-se a artilheira da Raposa na temporada. Nesse sábado (22/11), a atleta coroou o desempenho individual com o título do Campeonato Mineiro Feminino, conquistado no empate por 2 a 2 com o América, no Gregorão, em Contagem – na ida, as Cabulosas haviam feito 4 a 0.
Ao fim da partida que deu a taça do Estadual ao Cruzeiro, Lelê, como é carinhosamente apelidada pela torcida, celebrou as atuações. Ela deixou o Palmeiras e se apresentou à Raposa em janeiro, quando assinou contrato até o fim de 2026.
“Coroar o ano com o título e sendo artilheira é muito satisfatório. Meu primeiro ano de Cruzeiro. Nem nos meus melhores sonhos imaginaria uma temporada dessa. Estou muito feliz. Espero que no próximo ano seja disso para melhor”
Letícia Ferreira, atacante do Cruzeiro
Lelê vive a melhor temporada da carreira quando o assunto é participações em gols. São 27 tentos e uma assistência em 30 jogos. Os números superam os de 2023, quando, defendo o Palmeiras, marcou 15 e deu quatro passes em 31 confrontos. Aquele ano serviu de parâmetro para a atacante desenhar uma meta.
“Eu coloquei como meta acima de 20 gols. No meu primeiro ano no Palmeiras, fiz 15 e não tive a minutagem que estou tendo aqui. Coloquei meta de 20 e, quando alcancei, coloquei como 30. Estou muito satisfeita com os 27 gols”, disse.
Temporada notável do Cruzeiro
Em 2025, o Cruzeiro ficou com o vice do Campeonato Brasileiro – a melhor campanha do clube na história do torneio. A inédita final deu às Cabulosas vaga na Copa Libertadores de 2026, torneio que a Raposa disputará pela primeira vez. Os avanços são motivo de orgulho, disse Lelê.
“Foi um ano muito bom. Bateu na trave no Brasileiro por detalhe, mas a gente sai satisfeito pela vaga na Libertadores. Óbvio que não estamos satisfeitas com o vice, mas com a campanha. Isso mostra o que o Cruzeiro está construindo”, concluiu.
Quando o Cruzeiro volta a campo?
O título do Mineiro encerra a temporada do Cruzeiro, que só volta a campo em 2026. Ainda não há uma definição do calendário. Nesta segunda-feira (24/11), às 14h30, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) detalhará o cronograma do futebol feminino.
Sabe-se que as Cabulosas disputarão quatro competições: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Mineiro.