O Cruzeiro segue firme nas negociações para assinar com o meio-campista Gerson, do Zenit, da Rússia. A chegada do atleta de 28 anos é um grande desejo do recém-contratado técnico Tite, que ganharia uma peça extremamente versátil para o time titular.
Meia de origem, Gerson já atuou em todas as posições do setor intermediário e até como ponta direita. Essa polivalência rendeu ao carioca o apelido de “Coringa” e o fez cair nas graças da torcida do Flamengo, clube que defendeu em 253 jogos, com 19 gols e 35 assistências.
Carreira de Gerson
Gerson começou a carreira no Fluminense, em 2014. Depois, atuou por Roma e Fiorentina, da Itália, sem grande destaque. A ascensão na carreira começou com a chegada ao Flamengo, em 2019. Ele permaneceu no Urubu até 2021, quando fechou com o Olympique de Marseille, da França.
O retorno ao futebol europeu não rendeu como o esperado, e Gerson assinou novamente com o Flamengo. A segunda passagem pelo Rubro-Negro durou até 2025, ano em que pediu para ser negociado com o Zenit.
No clube russo desde julho, Gerson já fez 12 jogos e marcou um gol. O meio-campista não conseguiu ter a sequência desejada no Zenit e perdeu espaço na Seleção Brasileira. Um dos fatores que atrapalharam o seu começo no clube foi uma lesão no reto femoral da coxa direita.
Projeto do Cruzeiro para Gerson
O que atraiu Gerson no projeto do Cruzeiro foi a possibilidade de retomar a visibilidade necessária para ser convocado à Copa do Mundo de 2026. Ele também terá a oportunidade de voltar a trabalhar com Tite, técnico que o treinou no Flamengo, entre 2023 e 2024, e na Seleção, em 2021.
Cruzeiro está confiante no acerto com Gerson
“(Gerson) é um jogador que estamos em negociação, não é uma negociação fácil. É uma negociação que vai perdurar alguns dias pelo fato de que ele está em um grande clube na Rússia e pela grandeza do Gerson. Como um bom mineiro, a gente vai negociando devagar, no dia a dia”
Pedro Junio, vice-presidente do Cruzeiro
O responsável por cuidar da carreira de Gerson é o seu pai, Marcão, que está em Belo Horizonte para negociar com o Cruzeiro. Ele se reuniu nesse sábado (3/1) com Bruno Spindel, o novo executivo de futebol da Raposa. O dirigente foi o responsável por levar o meio-campista ao Flamengo no passado.
Quem seriam os concorrentes de Gerson no Cruzeiro?
Nos últimos anos, Gerson ficou mais associado à posição de segundo volante. Na Raposa, essa faixa do campo é ocupada por Lucas Silva, capitão da equipe.
Outros possíveis concorrentes de Gerson são Matheus Henrique e Japa. Christian, que no passado jogou nessa posição, terminou 2025 atuando como falso ponta pelo direito.
Já o primeiro volante titular da Raposa é Lucas Romero. Ele tem como suplentes o veterano Walace, que atuou com Tite na Seleção, e a promessa Murilo Rhikman.
O camisa 10 e ‘cérebro’ do time do Cruzeiro é o meia-atacante Matheus Pereira. Ele é o responsável pela criação de jogadas e articulação da equipe. Seus reservas são Rodriguinho e Vitinho, que acabaram de retornar de empréstimo.
No lado direito do ataque, além de Christian, há pontas de origem no elenco. Luis Sinisterra, Keny Arroyo, Marquinhos e Kaique Kenji são as opções à disposição de Tite.