Novo técnico do Cruzeiro, Tite está retomando a carreira após longo período de afastamento. O último trabalho do treinador foi no Flamengo, de outubro de 2023 a setembro de 2024. Sua última partida foi há quase um ano e quatro meses, em meio à pressão que sacramentou a demissão no clube rubro-negro.
Tite comandou o Flamengo pela última vez em 29/9 de 2024. Nesse dia, o Urubu venceu o Athletico Paranaense por 1 a 0, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O gol da vitória foi marcado pelo meio-campista Gerson, aos 45 minutos do segundo tempo. Nesse jogo, Tite foi xingado no estádio, pois o Flamengo havia acabado de ser eliminado pelo Peñarol, do Uruguai, nas quartas de final da Copa Libertadores. Os torcedores ainda cantaram ‘time sem vergonha’ para os jogadores.
A passagem de Tite terminou em 30/9 daquele ano, o dia seguinte ao jogo contra o Athletico Paranaense. O desempenho estava abaixo do esperado no Brasileirão, competição em que o clube estava na quarta posição. Isso, somado à eliminação na Libertadores, custou a permanência do técnico no cargo.
Último jogo de Tite teve gol de alvo do Cruzeiro
Coincidentemente, o último jogo de Tite contou com gol de um jogador que negocia com o Cruzeiro. Gerson é o principal alvo da Raposa no mercado de transferências.
Hoje, o atleta de 28 anos defende o Zenit, da Rússia. Ele quer voltar ao futebol nacional para poder ganhar visibilidade para ser convocado pela Seleção Brasileira à Copa do Mundo de 2026.
Por que Tite ficou um ano e quatro meses sem treinar?
Tite passou 2025 inteiro sem trabalhar. O ano sabático marcou a carreira do técnico, que foi anunciado em 16 de dezembro como o novo comandante do Cruzeiro.
Este é o o primeiro contrato de Tite desde setembro de 2024, quando foi demitido do Flamengo. De lá para cá, o treinador chegou a ‘flertar’ com Corinthians e Internacional, mas sem sucesso.
O motivo da pausa de um ano, anunciada em 22 de abril de 2025, foi saúde mental. Nessa oportunidade, Tite recusou retornar ao Timão e, na sequência, comunicou que se afastaria dos gramados para cuidar de questões psicológicas.
Tudo mudou em 22 de novembro. Em um segundo comunicado, Tite declarou que havia “cuidado de si” e estava voltando ao mercado, apto para novas oportunidades.
Menos de 30 dias depois, o treinador estava assinado com o Cruzeiro e conhecendo as estruturas da Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte.
O primeiro jogo no novo clube será no sábado que vem (10/1), contra o Pouso Alegre. As equipes se enfrentam a partir das 18h30, no Mineirão, em BH, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.
Íntegra das notas publicadas por Tite
“Entendi que existem momentos em que é preciso compreender que, como ser humano, posso ser vulnerável e admitir isso certamente irá me tornar mais forte. Sou um apaixonado pelo que faço e assim seguirei sendo, mas conversando com minha família e observando os sinais que meu corpo estava emitindo, decidi que o melhor a fazer agora é interromper minha carreira para cuidar de mim pelo tempo que for preciso. Como se tornou público, havia uma conversa em andamento com o Corinthians, mas ela precisará ser paralisada por uma decisão difícil, mas necessária. Um abraço a todos”
Nota de Tite de abril de 2025
“Voltei! Cuidei de mim, fiquei com a minha família e estou pronto para retornar às atividades como técnico. Muito obrigado aos que torceram pela minha recuperação, respeitaram meu tempo e me mandaram mensagens, orações e bons pensamentos. Com carinho, um grato abraço a todos. Adenor Leonardo Bachi”
Nota de Tite de novembro de 2025
Números de Tite no Flamengo
O último trabalho de Tite foi no Flamengo. Ele ficou de outubro de 2023 a setembro de 2024 no Urubu, clube que comandou em 68 partidas oficiais, com 65,7% de aproveitamento.
Tite teve retrospecto de 41 vitórias, 11 empates, 16 derrotas e um título: o do Campeonato Carioca de 2024. O técnico foi demitido após eliminação para o Peñarol, do Uruguai, nas quartas de final da Copa Libertadores de 2024.