Tite terá apenas parte do elenco disponível na estreia do Cruzeiro no Campeonato Mineiro. A diretoria celeste definiu que os jogadores que foram titulares em 2025 ganhariam um período maior de preparação no início desta temporada.
O primeiro jogo de 2026 será entre Cruzeiro e Pouso Alegre, no sábado (10/1), a partir das 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Para este jogo, Tite terá à disposição quatro perfis de atletas: reservas de 2025, promessas das categorias de base, reforços e quem estava emprestado a outros clubes.
O Cruzeiro dividiu o elenco dois grupos, que se apresentaram em datas distintas. A primeira parte do jogadores retornou às atividades na sexta-feira (2/1). Já a segunda leva voltou a treinar na segunda-feira (5/1).
Grupo que iniciará o Mineiro
- Goleiros: Marcelo, Matheus Cunha e Otávio
- Zagueiros: Bruno Alves, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kaiquy Luiz
- Laterais: Kauã Moraes, Kauã Prates, Nicolas e William Fernando
- Meio-campistas: Baptistella, Japa, Matheus Henrique, Murilo Rhikman, Rhuan Gabriel, Rodriguinho, Ryan Guilherme e Vitinho
- Atacantes: Kaique Kenji, Néiser Villarreal e Rayan Lelis
Grupo que se apresentou posteriormente
- Goleiro: Cássio
- Zagueiros: Fabrício Bruno e Lucas Villalba
- Laterais: Kaiki e William
- Meio-campistas: Christian, Lucas Romero, Lucas Silva, Matheus Pereira e Walace
- Atacantes: Keny Arroyo, Kaio Jorge, Marquinhos, Luis Sinisterra e Wanderson
Possível escalação do Cruzeiro
Ainda não há indícios de qual será a escalação completa do Cruzeiro na estreia do Mineiro. A linha defensiva, porém, deve ser composta pelos jogadores que ocupam postos de reservas imediatos.
É o caso do lateral-direito Kauã Moraes, dos zagueiros João Marcelo e Jonathan Jesus e do lateral-esquerdo Kauã Prates.
Recém-contratado, o goleiro Matheus Cunha seria titular na estreia, mas se lesionou nesta quarta-feira (7/1) e passará por cirurgia.
Reforço deve comandar ataque do Cruzeiro
As dúvidas ficam no meio-campo e no ataque. O técnico pode optar por começar com o esquema 4-4-2, com dois homens na frente. Ele também pode usar a formação 4-3-3, que tem dois pontas e um centroavante.
Um nome que deve iniciar jogando é o atacante colombiano Néiser Villarreal, de 20 anos. Ele foi o primeiro reforço anunciado pelo Cruzeiro para 2026.
O atacante se juntou ao time em novembro, quando terminou seu contrato com o Millonarios. Mas por questões contratuais, porém, teve que aguardar o ano virar para poder jogar.
Matheus Henrique será o principal nome do meio-campo
No meio-campo, os prováveis titulares são os atletas com mais experiência como profissionais. Matheus Henrique deve ser o principal nome em uma possível trinca ou quarteto, que também pode contar com Murilo Rhikman, Japa, Ryan Guilherme, Vitinho ou Rodriguinho.
O 11 inicial do Cruzeiro contra o Pouso Alegre
- Possível escalação do Cruzeiro: Otávio (Marcelo); Kauã Moraes, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kauã Prates; Murilo Rhikman, Japa e Matheus Henrique; Kaique Kenji (Ryan Guilherme, Rodriguinho ou Vitinho), Néiser Villarreal e Rayan Lelis.