Tite vive um momento de recomeço na carreira. Apresentado pelo Cruzeiro nesta quarta-feira (7/1), o técnico retomou a carreira após um ano e quatro meses de afastamento.
A última equipe de Tite foi o Flamengo, entre outubro de 2023 e setembro de 2024. Depois disso, Ele recusou outras propostas e anunciou pausa para cuidar da saúde mental.
O período de afastamento foi anunciado por meio de carta, em abril de 2025. Ele emitiu outra nota depois, em novembro, anunciando o seu retorno.
“Encontrei a paz”
“Estou muito feliz em estar no Cruzeiro. Tô muito feliz. A forma com que foi recebida. Já há ambição profissional, aquilo que gosto, e quando você encontra uma atmosfera ideal ela te impulsiona. O Fabio tava dando treinamento, olgou para mim e disse: ‘como estou me sentindo bem para trabalhar’. Sei que precisamos de resultado, vencer, desempenho, título. Sei disso”
Tite, técnico do Cruzeiro
“Mas tem todo um processo que leva a isso. Nesse aspecto, o atleta e o técnico de alto nível têm cobranças muito altas. Em algum momento, essas situações mentais acabam te pressionando muito.”
“Coloquei uma semana quase de, diversas equipes, deveria estar orgulhoso de falar isso, me oportunizando, aí não dormia num dia por causa de uma, não dormia no outro por causa de outra, e não foi possível justamente por essa pressão que me estabeleci. Disse ‘calma, cara, tu tem uma vida muito linda’. Tenho que agradecer papai do céu por isso e ter paz. Encontrei a paz, o amor e o carinho. Tomara que possa desenvolver meu trabalho legal.”
Estreia de Tite no Cruzeiro
O primeiro jogo de Tite no novo clube será no sábado que vem (10/1), contra o Pouso Alegre. As equipes se enfrentam a partir das 18h30, no Mineirão, em BH, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.
Números de Tite no Flamengo
O último trabalho de Tite foi no Flamengo. Ele ficou de outubro de 2023 a setembro de 2024 no Urubu, clube que comandou em 68 partidas oficiais, com 65,7% de aproveitamento.
Tite teve retrospecto de 41 vitórias, 11 empates, 16 derrotas e um título: o do Campeonato Carioca de 2024. O técnico foi demitido após eliminação para o Peñarol, do Uruguai, nas quartas de final da Copa Libertadores de 2024.