Uma estreia bem distante do que os torcedores esperavam. Com time alternativo, mesclado entre jogadores da base e reservas, o Cruzeiro perdeu por 2 a 1 para o Pouso Alegre neste sábado (10/1), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.
O Pousão garantiu a vitória com dois golaços de fora da área. A equipe balançou as redes com os meio-campistas Alexandre Pena e Gabriel Tota. A Raposa descontou com o lateral-esquerdo Kauã Prates.
Esse foi o primeiro jogo de Tite no comando técnico do Cruzeiro. O treinador foi contratado para substituir Leonardo Jardim, português que pediu demissão do cargo no fim da temporada passada.
Tabela do Campeonato Mineiro
Com os três pontos deste sábado, o Pouso Alegre alcançou a liderança do Grupo A. O time do sul de Minas Gerais está à frente de Tombense, Betim e América.
Já o Cruzeiro está na quarta posição do Grupo C, que também tem Athletic, Itabirito e North. Todas as equipes têm zero ponto, mas a Raposa está com saldo negativo (-1).
Pouso Alegre faz golaço no início do primeiro tempo
O Cruzeiro ficou em desvantagem logo nos primeiros minutos, quando levou gol de Alexandre Pena. Na sequência da etapa inicial, a Raposa passou a dominar as ações ofensivas e foi pouco incomodada.
Faltou entrosamento ao time, que foi a campo com uma mistura de reservas, promessas das categorias de base e jogadores que retornaram de empréstimo recentemente. Nas boas oportunidades que teve, a Raposa viu o goleiro Anderson salvar o Pouso Alegre.
O gol do time visitante foi marcado aos 5′, em grande chute de fora da área. Alexandre Pena recebeu passe, limpou o volante Ryan Guilherme, que caiu no chão, e chutou colocado: 1 a 0. O goleiro Otávio não teve chance de defesa.
Uma notícia ruim para o Cruzeiro foi a saída do meio-campista Matheus Henrique, aos 17′. Ele deixou o campo com dores na perna esquerda. No seu lugar, Tite acionou o volante Murilo Rhikman.
Cruzeiro diminui o placar no segundo tempo
O segundo gol do Pousão saiu de dos pés de um jogador que estava no banco de reservas. Gabriel Tota foi acionado no intervalo, no lugar do atacante Nathan Palafoz.
A jogada começou em um erro na saída de bola do Cruzeiro. Murilo Rhikman falhou em passe, e a posse ficou com Gabriel Tota, que ajeitou e chutou de média distância para ampliar o placar: 2 a 0.
O Cruzeiro não empolgou no segundo tempo e em nenhum momento demonstrou que pudesse crescer na partida. A tônica da etapa final foi parecida com a da primeira. O time celeste construiu poucas jogadas e viu a falta de entrosamento como um problema para se desenvolver mais no jogo.
Mais para o fim da partida, Tite deu oportunidade a dois estreantes: o lateral-direito Nicolas Pontes, de 19 anos, e o meia Cauan Baptistella, de 18. Eles nunca haviam atuado na equipe profissional.
Nos acréscimos, o Cruzeiro diminuiu o placar. Aos 49′, Cauan Baptistella cobrou escanteio curto, mais baixo, e Kauã Prates marcou de cabeça: 2 a 1.
CRUZEIRO 1 X 2 POUSO ALEGRE
Cruzeiro
Otávio, Kauã Moraes (Nicolas Pontes, aos 32’/2ºT), Jonathan Jesus, João Marcelo e Kauã Prates; Ryan Guilherme (Fernando, aos 14’/2ºT), Matheus Henrique (Murilo Rhikman, aos 17’/1ºT) e Japa; Rodriguinho (Cauan Baptistella, aos 32’/2ºT), Kaique Kenji (Vitinho, aos 14’/2ºT) e Rayan Lelis. Técnico: Tite
Pouso Alegre
Anderson Paulo; Da Silva, Xandão, Victão (Vanderley, no intervalo) e Matheus Nunes; Alexandre Pena (Biel, aos 32’/2ºT), Romarinho, Pedro Arthur e Marcelinho; Caio Rosa (Thiago Rubim, no intervalo) e Nathan Palafoz (Gabriel Tota, no intervalo). Técnico: Danilo
- Motivo: primeira rodada do Campeonato Mineiro
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte
- Data: 10 de janeiro de 2026
- Gols: Kauã Prates, aos 49’/2ºT (Cruzeiro); Alexandre Pena, aos 5’/1ºT e Gabriel Tota, aos 10’/2ºT (Pouso Alegre)
- Cartão amarelo: Anderson Paulo (Pouso Alegre)
- Público: 35.139 torcedores
- Renda: R$ 1.039.800,00
- Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior
- Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Ricardo Junio de Souza
- VAR: Emerson de Almeida Ferreira