Início de temporada. E o objetivo do Cruzeiro no Campeonato Mineiro é um só: voltar a conquistar o título, distante da sala de troféus do clube celeste desde 2019. Time alternativo da Raposa encara o Pouso Alegre neste sábado (10/1), às 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do Estadual. O No Ataque informa, a seguir, onde assistir, prováveis escalações de ambas as equipes e mais informações.
O Cruzeiro amarga seca de título do Mineiro (são 38 na galeria). Para a atual edição, o clube aposta na mescla da juventude, que vestirá a camisa celeste na reta inicial da competição, e no entrosamento da equipe considerada titular, que ganhará tempo maior de recuperação também de olho na estreia do Campeonato Brasileiro, prevista para 28 de janeiro.
A Raposa tem novidades no elenco. Foi ao mercado e contratou o goleiro Matheus Cunha, o meio-campista Gerson e os atacantes Néiser Villareal e Chico da Costa. Desses, apenas os dois últimos podem atuar, já que o primeiro está entregue ao departamento médico e o segundo ainda não se juntou à rotina da equipe. O grupo também conta com retornos de atletas que estavam emprestados e jovens da base, que almejam o momento da transição.
O Pouso Alegre, no modelo Sociedade Anônima de Futebol (SAF) desde 2025, pretende, de maneira dosada, crescer no cenário estadual. O clube ainda não sentiu o sabor da conquista do Estadual. Para esta edição, o objetivo é chegar à semifinal e, consequentemente, conquistar o título de campeão do interior. Jogadores experientes, como o atacante Ricardo Bueno, e uma comissão liderada por um bicampeão mundial, Danilo, são as principais armas da equipe.
O Cruzeiro ocupa o Grupo C, ao lado de Athletic, Itabirito e North. O Pouso Alegre, por sua vez, integra o Grupo B, assim como América, Betim e Tombense.
Cruzeiro x Pouso Alegre: onde assistir
O duelo entre Cruzeiro e Pouso Alegre, pela primeira rodada do Mineiro, será transmitido pelo SporTV, na TV fechada, e pelo Premiere, no pay-per-view.
Cruzeiro x Pouso Alegre: desfalques e prováveis escalações
Escalação do Cruzeiro
A torcida do Cruzeiro não testemunhará força máxima na estreia do Mineiro. Isso porque a cúpula celeste optou por dar maior tempo de descanso aos atletas considerados titulares, que se reapresentaram nessa segunda-feira (5/1) e trabalham como foco no Campeonato Brasileiro, previsto para iniciar em 28 de janeiro.
O técnico Tite, estreante no comando técnico da Raposa, tem um grupo alternativo como opção. São jogadores que atuaram como reserva no ano passado, que retornaram de empréstimo, reforços e jovens da base.
Devido ao cenário apresentado e o vasto leque de opções, cravar uma escalação é tarefa difícil. O posicionamento tático do time para 2026 também é incógnita. No entanto, Tite sugeriu continuidade naquele utilizado por Leonardo Jardim. Espera-se, portanto, o esquema 4-2-3-1 com a bola e o 4-4-2 no momento de defesa.
Para a primeira partida, o comandante tem como opções Otávio e Marcelo (goleiros); Bruno Alves, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kaiquy Luiz (zagueiros); Kauã Moraes, Kauã Prates, Nicolas e William Fernando (laterais); Baptistella, Japa, Matheus Henrique, Murilo Rhikman, Rhuan Gabriel, Rodriguinho, Ryan Guilherme e Vitinho (meio-campistas); e Kaique Kenji, Néiser Villarreal, Fernando e Rayan Lelis (atacantes).
O atacante Chico da Costa aguarda regularização no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O goleiro Matheus Cunha passou por cirurgia no joelho direito. O meio-campista Gerson ainda na se juntou ao grupo.
Também treinam na Toca, mas não devem atuar: Cássio (goleiro), Fabrício Bruno (zagueiro), Kaiki, Fagner e William (laterais), Christian, Lucas Romero, Lucas Silva, Matheus Pereira e Walace (meio-campistas) e Keny Arroyo, Kaio Jorge e Wanderson (atacantes).
- Provável escalação do Cruzeiro: Otávio; Kauã Moraes, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kauã Prates; Murilo Rhikman, Japa e Matheus Henrique; Kaique Kenji (Ryan Guilherme ou Vitinho), Néiser Villarreal (Fernando) e Rayan Lelis.
- Desfalques do Cruzeiro por lesão: Matheus Cunha (passou por cirurgia devido a uma lesão no menisco do joelho direito), Janderson (transição física), Villalba (em tratamento de lesão ligamentar no tornozelo esquerdo), Marquinhos (em recuperação de cirurgia depois de romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) e Sinisterra (trabalho específico de reequilíbrio muscular após edema na coxa esquerda).
Escalação do Pouso Alegre
A formação do Pouso Alegre, que também estreará oficialmente em 2026, não está confirmada. É provável que Danilo mande a campo: Thiago Braga; Da Silva, Victor Oliveira, Vitão e Enzo; Thomas Augustin, Ítalo Henrique, Gabriel e Bruno; De Paula e Ricardo Bueno.
Cruzeiro x Pouso Alegre: arbitragem
- Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior
- Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Ricardo Junio de Souza
- VAR: Emerson de Almeida Ferreira
Cruzeiro x Pouso Alegre: personagens
“A ambição é de títulos e começa com o Mineiro. Temos consciência disso. Já foi dado o start com os jogadores de ter essa ambição e esse objetivo associado à minha preparação”
Tite, técnico do Cruzeiro
“A expectativa é a melhor possível. Sabemos que o Campeonato Mineiro é curto e está entre os quatro mais disputados do Brasil, então não vai ser fácil. Mas é vivendo jogo a jogo. Temos a estreia contra o Cruzeiro, que é um jogo no Mineirão, fora de casa, então acho que é fundamental a gente iniciar bem, trazendo um bom resultado de lá. Enfim, as expectativas são as melhores possíveis de fazer um grande campeonato”
Danilo, técnico do Pouso Alegre