CRUZEIRO

Cruzeiro x Pouso Alegre: onde assistir e escalações pelo Mineiro

Cruzeiro estreia na temporada 2026 neste sábado (10/1), às 18h30, contra o Pouso Alegre, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do Estadual

Compartilhe

Início de temporada. E o objetivo do Cruzeiro no Campeonato Mineiro é um só: voltar a conquistar o título, distante da sala de troféus do clube celeste desde 2019. Time alternativo da Raposa encara o Pouso Alegre neste sábado (10/1), às 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do Estadual. O No Ataque informa, a seguir, onde assistir, prováveis escalações de ambas as equipes e mais informações.

O Cruzeiro amarga seca de título do Mineiro (são 38 na galeria). Para a atual edição, o clube aposta na mescla da juventude, que vestirá a camisa celeste na reta inicial da competição, e no entrosamento da equipe considerada titular, que ganhará tempo maior de recuperação também de olho na estreia do Campeonato Brasileiro, prevista para 28 de janeiro.

A Raposa tem novidades no elenco. Foi ao mercado e contratou o goleiro Matheus Cunha, o meio-campista Gerson e os atacantes Néiser Villareal e Chico da Costa. Desses, apenas os dois últimos podem atuar, já que o primeiro está entregue ao departamento médico e o segundo ainda não se juntou à rotina da equipe. O grupo também conta com retornos de atletas que estavam emprestados e jovens da base, que almejam o momento da transição.

O Pouso Alegre, no modelo Sociedade Anônima de Futebol (SAF) desde 2025, pretende, de maneira dosada, crescer no cenário estadual. O clube ainda não sentiu o sabor da conquista do Estadual. Para esta edição, o objetivo é chegar à semifinal e, consequentemente, conquistar o título de campeão do interior. Jogadores experientes, como o atacante Ricardo Bueno, e uma comissão liderada por um bicampeão mundial, Danilo, são as principais armas da equipe.

O Cruzeiro ocupa o Grupo C, ao lado de Athletic, Itabirito e North. O Pouso Alegre, por sua vez, integra o Grupo B, assim como América, Betim e Tombense.

Cruzeiro x Pouso Alegre: onde assistir

O duelo entre Cruzeiro e Pouso Alegre, pela primeira rodada do Mineiro, será transmitido pelo SporTV, na TV fechada, e pelo Premiere, no pay-per-view.

Cruzeiro x Pouso Alegre: desfalques e prováveis escalações

Escalação do Cruzeiro

A torcida do Cruzeiro não testemunhará força máxima na estreia do Mineiro. Isso porque a cúpula celeste optou por dar maior tempo de descanso aos atletas considerados titulares, que se reapresentaram nessa segunda-feira (5/1) e trabalham como foco no Campeonato Brasileiro, previsto para iniciar em 28 de janeiro.

O técnico Tite, estreante no comando técnico da Raposa, tem um grupo alternativo como opção. São jogadores que atuaram como reserva no ano passado, que retornaram de empréstimo, reforços e jovens da base.

Devido ao cenário apresentado e o vasto leque de opções, cravar uma escalação é tarefa difícil. O posicionamento tático do time para 2026 também é incógnita. No entanto, Tite sugeriu continuidade naquele utilizado por Leonardo Jardim. Espera-se, portanto, o esquema 4-2-3-1 com a bola e o 4-4-2 no momento de defesa.

Para a primeira partida, o comandante tem como opções Otávio e Marcelo (goleiros); Bruno Alves, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kaiquy Luiz (zagueiros); Kauã Moraes, Kauã Prates, Nicolas e William Fernando (laterais); Baptistella, Japa, Matheus Henrique, Murilo Rhikman, Rhuan Gabriel, Rodriguinho, Ryan Guilherme e Vitinho (meio-campistas); e Kaique Kenji, Néiser Villarreal, Fernando e Rayan Lelis (atacantes).

O atacante Chico da Costa aguarda regularização no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O goleiro Matheus Cunha passou por cirurgia no joelho direito. O meio-campista Gerson ainda na se juntou ao grupo.

Também treinam na Toca, mas não devem atuar: Cássio (goleiro), Fabrício Bruno (zagueiro), Kaiki, Fagner e William (laterais), Christian, Lucas Romero, Lucas Silva, Matheus Pereira e Walace (meio-campistas) e Keny Arroyo, Kaio Jorge e Wanderson (atacantes).

  • Provável escalação do Cruzeiro: Otávio; Kauã Moraes, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kauã Prates; Murilo Rhikman, Japa e Matheus Henrique; Kaique Kenji (Ryan Guilherme ou Vitinho), Néiser Villarreal (Fernando) e Rayan Lelis.
  • Desfalques do Cruzeiro por lesão: Matheus Cunha (passou por cirurgia devido a uma lesão no menisco do joelho direito), Janderson (transição física), Villalba (em tratamento de lesão ligamentar no tornozelo esquerdo), Marquinhos (em recuperação de cirurgia depois de romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) e Sinisterra (trabalho específico de reequilíbrio muscular após edema na coxa esquerda).

Escalação do Pouso Alegre

A formação do Pouso Alegre, que também estreará oficialmente em 2026, não está confirmada. É provável que Danilo mande a campo: Thiago Braga; Da Silva, Victor Oliveira, Vitão e Enzo; Thomas Augustin, Ítalo Henrique, Gabriel e Bruno; De Paula e Ricardo Bueno.

Cruzeiro x Pouso Alegre: arbitragem

  • Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior
  • Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Ricardo Junio de Souza
  • VAR: Emerson de Almeida Ferreira

Cruzeiro x Pouso Alegre: personagens

“A ambição é de títulos e começa com o Mineiro. Temos consciência disso. Já foi dado o start com os jogadores de ter essa ambição e esse objetivo associado à minha preparação”

Tite, técnico do Cruzeiro

“A expectativa é a melhor possível. Sabemos que o Campeonato Mineiro é curto e está entre os quatro mais disputados do Brasil, então não vai ser fácil. Mas é vivendo jogo a jogo. Temos a estreia contra o Cruzeiro, que é um jogo no Mineirão, fora de casa, então acho que é fundamental a gente iniciar bem, trazendo um bom resultado de lá. Enfim, as expectativas são as melhores possíveis de fazer um grande campeonato”

Danilo, técnico do Pouso Alegre
Compartilhe
Sair da versão mobile