O técnico Tite falou neste sábado (10/1), após a derrota do Cruzeiro por 2 a 1 para o Pouso Alegre, como pensa na utilização do elenco celeste no início de 2026.
A partida de estreia do Campeonato Mineiro ocorreu no Mineirão, em Belo Horizonte. O time celeste foi a campo com uma formação mista, que mescla promessas, jogadores reservas do time profissional e quem retornou de empréstimo.
Tite explicou como está funcionando a preparação no dia a dia, tendo em vista que os titulares voltaram a treinar três dias após esse grupo que atuou contra o Pouso Alegre. As reapresentações ocorreram em 2 e 5 de janeiro.
Tite explica divisão de grupos no Cruzeiro
O Cruzeiro enfrentou o Pouso Alegre com Otávio; Kauã Moraes, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kauã Prates; Matheus Henrique, Ryan Guilherme e Japa; Rodriguinho, Rayan Lelis e Kaique Kenji.
No primeiro tempo, Matheusinho se machucou e deu lugar a Murilo Rhikman no meio-campo. Tite ainda acionou o lateral-direito Nicolas Pontes, os meias Vitinho e Cauan Baptistella e o atacante Fernando na etapa final.
“(Essa linha de trabalho) é desafiadora. Nós temos trabalho em dois períodos durante quase o tempo todo. Você faz um trabalho técnico e tático na distribuição de cargas do grupo que vai para o jogo e o outro que chegou depois. Aliás, a grande maioria está fazendo isso. Para só ali na frente a gente ter o grupo mais unido”
“Depois passaremos para vocês (imprensa) quando a conexão das equipes vai ocorrer. E isso vai depender da utilização de atletas que voltaram das férias em uma condição boa. Eu não vou arriscar a saúde dos atletas”, complementou.
Matheus Henrique foi substituído no primeiro tempo
Substituído aos 17 minutos da etapa inicial, Matheusinho teve um problema na perna esquerda. Segundo Tite, foi uma contratura.
O técnico comentou sobre essa substituição: “Fiquei chateado em relação ao Matheusinho, mas a gente quantificou a carga dele ao máximo. E me parece que não foi um problema grave. Mas tiramos ele preventivamente para não estourar o jogador.”
“Temos que ter esse cuidado até chegarmos em uma condição boa. Por isso fazemos dois grupos e, ali na frente, tentamos uni-los em uma situação só”, finalizou.
Grupo que se apresentou ao Cruzeiro em 2 de janeiro
- Goleiros: Marcelo, Matheus Cunha e Otávio
- Zagueiros: Bruno Alves, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kaiquy Luiz
- Laterais: Kauã Moraes, Kauã Prates, Nicolas e William Fernando
- Meio-campistas: Baptistella, Japa, Matheus Henrique, Murilo Rhikman, Rhuan Gabriel, Rodriguinho, Ryan Guilherme e Vitinho
- Atacantes: Kaique Kenji, Néiser Villarreal e Rayan
Grupo que se apresentou ao Cruzeiro em 5 de janeiro
- Goleiro: Cássio
- Zagueiros: Fabrício Bruno e Lucas Villalba
- Laterais: Kaiki e William
- Meio-campistas: Christian, Lucas Romero, Lucas Silva, Matheus Pereira e Walace
- Atacantes: Keny Arroyo, Kaio Jorge, Marquinhos, Luis Sinisterra e Wanderson
Também se juntaram ao time nesse período: o lateral-direito Fagner, que rescindiu com o Corinthians e assinou em definitivo com o Cruzeiro; o meio-campista Gerson, contratado junto ao Zenit, da Rússia; e o atacante Chico da Costa, ex-Cerro Porteño, do Paraguai.