CRUZEIRO

Chico da Costa diz quais funções pode fazer no Cruzeiro e manda recado a Tite

Cruzeiro contratou o centroavante Chico da Costa para ser uma das três opções de ataque do técnico Tite em 2026

Novo atacante do Cruzeiro, Chico da Costa explicou em entrevista coletiva quais são as suas principais características dentro de campo.

O jogador de 30 anos, que pertencia ao Cerro Porteño, do Paraguai, foi apresentado nessa segunda-feira (12/1). Na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, ele respondeu às perguntas dos jornalistas e falou da carreira.

Em 2025, Chico da Costa defendeu o Mirassol. O jogador, que é natural de Taquari-RS, fez 20 jogos e marcou seis gols pelo clube paulista.

“No decorrer da minha carreira sempre fui atacante, centroavante. Fui aprendendo a jogar como referência. A gente entende a função do atacante como finalizar, pois é onde terminamos a jogada., disse Chico.

Uma marca interessante da carreira do atacante é na Copa Libertadores. O centroavante fez 10 gols e deu cinco assistências nos 22 jogos que disputou nas últimas edições do torneio. A Raposa irá disputar o torneio em 2026.

Chico da Costa explica como pode atuar pelo Cruzeiro

“A gente é sempre exigido com gols. É uma responsabilidade que temos que lidar na carreira. E a gente gosta, né? Mas eu também participo bastante do jogo. (Com o tempo) fui entendendo o jogo com a bola e sem a bola, fui estudando futebol na minha carreira.

Chico da Costa, atacante do Cruzeiro

O jogador ainda complementou: “Eu também sei jogar apoiado e compacto, o que é importante hoje em dia. Tanto na partida ofensiva quanto na defensiva. Entendo bem as minhas funções dentro de campo e espero ajudar o Cruzeiro nesta temporada”.

Jogador do Cruzeiro com mais gols na Libertadores

Nenhum jogador do Cruzeiro tem mais gols que o atacante na Libertadores. Ele lidera o ranking com folga no elenco celeste. O segundo colocado da lista é o centroavante Kaio Jorge, que marcou seis vezes no torneio.

Carreira de Chico da Costa

Antes de jogar chegar ao Mirassol, em 2025, Chico passou por Cerro Porteño e Sol de América, do Paraguai; Bolívar, da Bolívia; Atlético Nacional, da Colômbia; Querétaro, Atlante e Venados, do México. Ele estava fora do futebol brasileiro desde 2017.

No país, o atacante gaúcho ainda defendeu São José-RS, Operário-PR, Athletico Paranaense, Tombense e Inter de Lages-SC no início da carreira.

Dupla com Kaio Jorge?

O centroavante titular do Cruzeiro é Kaio Jorge. Em 2025, o atacante foi artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 21 gols, e da Copa do Brasil, com cinco.

Perguntado sobre essa disputa por posição, Chico afirmou que pode atuar ao lado do KJ. Ele afirmou que se coloca à disposição para atuar da maneira que o técnico Tite quiser.

“Eu entendo que vocês (imprensa) falam muito sobre disputa de posição. Nós entendemos que há uma competitividade interna e lidamos muito bem com isso. A gente vem para complementar, e quem escolhe depois (quem joga) é o Tite.”

Além de Chico e KJ, o Cruzeiro conta com Néiser Villarreal como opção para a linha de frente do ataque. A promessa colombiana tem 20 anos e ainda não estreou pela Raposa.

“Nós não disputamos um com o outro, viemos para somar e complementar. E eu estou à disposição do Tite para como e com quem ele quiser me usar. A gente não tem essa preocupação”, avaliou Chico.

“Entendemos que em algum momento o clube vai precisar que disponhamos das nossas características. E uma das motivações é que com meu jogo eu posso agregar e somar em algumas ocasiões especiais. Estou feliz em fazer parte disso”, finalizou.

Compartilhe
Sair da versão mobile