Liberado para atuar. O nome de Chico da Costa, novo atacante do Cruzeiro, pintou no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta terça-feira (13/1). Regularizado, o atleta pode estrear com a camisa celeste já na próxima partida, contra o Tombense.
Chico da Costa treina com o elenco cruzeirense desde 2 de janeiro, data em que o ‘primeiro grupo’ – composto por reforços, reservas e atletas da base – se apresentou na Toca da Raposa, em Belo Horizonte. Fisicamente apto, o atacante não integrou a lista de relacionados da derrota por 2 a 0 para o Pouso Alegre, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro, justamente por questões burocráticas.
A situação mudou nesta terça-feira. Agora, Chico da Costa pode atuar de maneira oficial. A próxima partida do Cruzeiro é contra o Tombense, nesta quarta-feira (14/1), às 21h30, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela segunda rodada do Estadual.
A tendência é que, mais uma vez, o técnico Tite monte uma equipe alternativa, com o perfil de jogadores mencionados anteriormente. Os atletas considerados titulares devem aparecer entre os relacionados no confronto com o Uberlândia, sábado (17/1), às 18h30, no Mineirão, pela terceira rodada do Estadual.
Chico da Costa ‘briga’ com quem?
Centroavante de ofício, Chico da Costa disputa posição principalmente com Kaio Jorge, artilheiro do Cruzeiro na temporada anterior (21 no Campeonato Brasileiro e cinco na Copa do Brasil). Assim, caso atue diante do Tombense, é provável que o reforço seja o homem de referência na área adversária.
Durante apresentação, o novo atacante do Cruzeiro não descartou atuar ao lado de Kaio Jorge ou fazer outra função, colocando-se à disposição do comandante: “Entendemos que em algum momento o clube vai precisar que disponhamos das nossas características. E uma das motivações (para assinar com o Cruzeiro) é que com meu jogo eu posso agregar e somar em algumas ocasiões especiais… A gente pode ter características que se complementam”.
- Leia também: De ‘sonho’ à realidade no Cruzeiro: Pedrinho elogia Gerson e o projeta na Copa do Mundo
Carreira de Chico
Nascido em Taquari, no Rio Grande do Sul, Chico da Costa passou a maior parte da carreira no exterior, em clubes da América Latina. Entre 2013 e 2017, defendeu Athletico-PR, Inter de Lages, Tombense, São José-RS e Operário. A partir de então, passou por Venados, Atlante e Querétaro, do México, Sol de America e Cerro Porteño, do Paraguai, Bolivar, da Bolívia, Atlético Nacional, da Colômbia, e Mirassol.
O atacante se transferiu ao Leão em julho do ano passado, por empréstimo. Na campanha no Campeonato Brasileiro, que deu ao clube paulista classificação inédita à Copa Libertadores, o jogador participou de 20 partidas e marcou seis gols.
Na galeria de títulos de Chico da Costa constam uma Copa Paraná (2014), uma Liga Boliviana (2022) e uma Supercopa da Colômbia (2023).