Com a intenção de disparar na liderança do Grupo C do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro recebe o Democrata-GV no Mineirão, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (22/1). As equipes se enfrentam a partir das 18h30, pela quarta rodada do Estadual. A seguir, o No Ataque informa os desfalques e as prováveis escalações de ambos os times.
A Raposa abre a chave, com seis pontos – são duas vitórias (sobre Tombense e Uberlândia) e uma derrota (para Pouso Alegre). O Democrata, por sua vez, ocupa a segunda posição do Grupo A, com quatro – acumula um triunfo (Itabirito), um empate (Athletic) e um tropeço (América).
O objetivo do Cruzeiro já foi evidenciado por integrantes da diretoria: voltar a levantar o caneco do Mineiro, o que não ocorre desde 2019. Já o Democrata pretende jogar a semifinal do Estadual ou o mata-mata do Troféu Inconfidência (entre o quinto e o oitavo colocado).
Cruzeiro x Democrata: prováveis escalações
Escalação do Cruzeiro
O Cruzeiro adotou a estratégia de atuar com uma equipe alternativa nas duas primeiras rodadas da competição. Diante do Uberlândia, mudança no método: o técnico Tite escalou o time titular para dar minutagem ao elenco que representará o clube nas outras competições.
E contra o Democrata? O clássico contra o Atlético no próximo domingo (25/1) fará o treinador acionar novamente os atletas menos utilizados. E sem algumas peças, já que alguns jovens jogarão a semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior, nesta quarta-feira (22/1), às 21h30, contra o Grêmio, no Joaquinzão, em Taubaté.
Não são opções para Tite os atletas que seguem no departamento médico: o goleiro Matheus Cunha, o volante Matheus Henrique e o atacante Marquinhos. O primeiro lida com uma contratura muscular na panturrilha esquerda. O segundo se recupera de uma cirurgia devido a uma lesão no menisco do joelho direito. Já o terceiro foi submetido a um procedimento cirúrgico ainda no ano passado depois de romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
O zagueiro Lucas Villalba e o atacante Luis Sinisterra cumprem trabalhos específicos e individualizados de pré-temporada. A intenção é que ambos aprimorem o físico. Ainda sem condições de atuar, não devem ser relacionados.
Em contrapartida, a torcida celeste poderá testemunhar a estreia de dois reforços – mesmo que não joguem como titulares. O meio-campista Gerson está regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). E o atacante Néiser Villarreal se recuperou de um edema na coxa esquerda.
O Cruzeiro deve ir a campo com: Cássio (Otávio); Fagner (Kauã Moraes), João Marcelo, Jonathan Jesus (Bruno Alves) e Kauã Prates; Japa, Ryan Guilherme e Vitinho (Rodriguinho); Kaique Kenji, Arroyo e Chico da Costa (Néiser Villarreal).
Escalação do Democrata
Técnico do Democrata, Wladmir Araújo não amarga desfalques e conta com o retorno de Rafael Klein. O zagueiro, considerado titular, cumpriu suspensão na última rodada. O treinador tem apostado em alguns rodízios durante o Estadual, o que torna algumas posições imprecisas.
Nesse cenário, a Pantera deve ser representada por: Thulio; Lucas Evangelista, Rafael Klein, Henrique e Bryan (Marco Antônio); Luiz Henrique, Bernardo Augusto, Giovanni e Mauricio Ferreira (Dudu Pedrotti); Marcio Jonatan (Bismark) e Marcelinho.