Fim de espera. A torcida do Cruzeiro finalmente testemunhou a estreia de Gerson com a camisa azul celeste, mas não da maneira como desejava – pelo resultado. O meio-campista fez boa partida e atuou como titular na derrota por 1 a 0 para o Democrata-GV, nesta quinta-feira (22/1), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro. Reforço prestigiado, não demorou para se apresentar aos fãs.
Tite, comandante da Raposa, apostou em uma equipe mista contra o Democrata para preservar a maioria dos titulares para o clássico contra o Atlético, neste domingo (25/1), às 18h, na Arena MRV. Nesse cenário, aproveitou para dar a primeira oportunidade a Gerson. A intenção do treinador era dar ao reforço ritmo de jogo e proporcionar maior familiaridade com o ambiente.
Em campo, o Coringa não demorou para se adaptar. Na partida desta quinta-feira, Gerson exerceu a função de Matheus Pereira (até o camisa 10 entrar) e orquestrou o elenco, sempre um passo atrás da última linha ofensiva, conectando os setores. Por vezes, trocou de espaço com o atacante Keny Arroyo, na ponta direita, atuando de maneira aberta e proporcionando alternativas.
Principais lances ofensivos de Gerson
Logo aos seis minutos de jogo, Gerson interceptou passe do goleiro Thulio e encontrou Arroyo. O atacante encheu o pé, mas viu a bola explodir no marcador.
Pouco depois, aos 13 minutos, Gerson tabelou com o atacante Chico da Costa – conhecido justamente pela capacidade de pivô – e bateu colocado com a perna esquerda. O arqueiro adversário se esticou todo e trocou as mãos para mandar para escanteio.
O meio-campista inaugurou as finalizações da Raposa no segundo tempo, aos sete minutos. Quando Matheus Pereira entrou, o reforço dividiu a responsabilidade da distribuição. Aos 28 minutos, Gerson deu lugar ao atacante Néiser Villarreal, também estreante.
- Leia também: Cruzeiro: jogador comprado por R$ 36 milhões volta a ficar fora do banco e tende a sair
Estatísticas de Gerson em Cruzeiro x Democrata
O site Sofascore, dedicado a estatísticas, deu nota 6,9 a Gerson.
Passes
- Passes certos: 52/56 (93%)
- Passes no campo adversário: 42/46 (91%)
- Passes no próprio campo: 10/10 (100%)
- Passes longos (certos): 1/1 (100%)
- Passes decisivos: 5
Chutes
- Finalizações: 2 – uma no gol e uma bloqueada
Dribles
- Ações com a bola: 68
- Domínios malsucedidos: 3
- Dribles (acertos): 2 (1)
- Faltas sofridas: 1
- Perda da posse de bola: 8
Defesa
- Contribuições defensivas: 1
- Desarmes (ganhos): 1 (1)
- Interceptações: 0
- Cortes: 0
- Chutes defendidos: 0
- Recuperações de bola: 2
- Duelos pelo chão (ganhos): 5 (3)
- Duelos pelo alto (ganhos): 1 (0)
- Faltas: 1