O Cruzeiro fará nesta quinta-feira (22/1) o seu último jogo antes do tão aguardado clássico contra o Atlético. A Raposa vai campo contra o Democrata, a partir das 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro.
Há a expectativa de que dois reforços celestes estreiem neste jogo: o meio-campista Gerson, que se tornou a contratação mais cara da história do futebol sul-americano (R$ 170 milhões), e o jovem atacante Néiser Villarreal.
O 11 inicial do Cruzeiro é uma incógnita. Tite deverá mesclar titulares com reservas, para poder poupar para o clássico enquanto mantém nível competitivo.
O técnico escalou o time principal só na último fim de semana. A equipe celeste goleou o Uberlândia por 5 a 0, no sábado (17/1), no Mineirão. Antes, Tite usou os reservas diante do Tombense (2 a 1, fora) e do Pouso Alegre (1 a 2, em casa).
Clássico contra o Atlético
Depois do Democrata, o Cruzeiro enfrenta o Atlético. A partida entre os rivais será no domingo (25/1), às 18h, na Arena MRV, na capital mineira.
Cruzeiro x Democrata: onde assistir
Quem quiser assistir ao confronto terá como opções o Premiere (pay-per-view) e a Globoplay (streaming).
Cruzeiro x Democrata: escalações
Cruzeiro
Não são opções para Tite os atletas que seguem no departamento médico: o goleiro Matheus Cunha, o volante Matheus Henrique e o atacante Marquinhos. O primeiro lida com uma contratura muscular na panturrilha esquerda. O segundo se recupera de uma cirurgia devido a uma lesão no menisco do joelho direito. Já o terceiro foi submetido a um procedimento cirúrgico ainda no ano passado depois de romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
O zagueiro Lucas Villalba e o atacante Luis Sinisterra cumprem trabalhos específicos e individualizados de pré-temporada. A intenção é que ambos aprimorem o físico. Ainda sem condições de atuar, não devem ser relacionados.
Em contrapartida, a torcida celeste poderá testemunhar a estreia de dois reforços – mesmo que não joguem como titulares. O meio-campista Gerson está regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). E o atacante Néiser Villarreal se recuperou de um edema na coxa esquerda.
O time titular do Cruzeiro tem Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Christian, Kaio Jorge e Wanderson.
Jonathan Jesus, que atuou nos três jogos anteriores, é um jogador que pode ser poupado. Na lateral direita, quem pode pintar entre os 11 iniciais é Fagner, que disputa posição com William e Kauã Moraes – ambos já atuaram como titulares em 2026.
Tite pode ir a campo com Cássio; Fagner (Kauã Moraes), João Marcelo (Fabrício Bruno), Jonathan Jesus (Bruno Alves) e Kaiki; Lucas Romero (Japa), Lucas Silva (Ryan Guilherme) e Matheus Pereira (Gerson, Vitinho ou Rodriguinho); Christian (Kaique Kenji), Keny Arroyo (Wanderson) e Chico da Costa (Néiser Villarreal).
Democrata
Técnico do Democrata, Wladimir Araújo não lida com desfalques e conta com o retorno de Rafael Klein. O zagueiro, considerado titular, cumpriu suspensão na última rodada. O treinador tem apostado em alguns rodízios durante o Estadual, o que torna algumas posições imprecisas.
A Pantera deve ser representada por: Thulio; Lucas Evangelista, Rafael Klein, Henrique e Bryan (Marco Antônio); Luiz Henrique, Bernardo Augusto, Giovanni e Mauricio Ferreira (Dudu Pedrotti); Marcio Jonatan (Bismark) e Marcelinho.
Cruzeiro x Democrata: personagem
“O calendário precisa ser ajustado. O atleta tem uma série de benefícios, o técnico também; há uma exposição pública e um reconhecimento profissional e financeiro muito grandes. Mas, da mesma forma, temos um grau de exigência, de cobrança e de visibilidade que não para. É o cuidado com a alimentação, o cuidado físico, uma série de aspectos que não descansam”
Tite, técnico do Cruzeiro
Cruzeiro x Democrata: assistentes
- Árbitro: Ronei Candido Alves.
- Assistentes: Magno Arantes Lira e Weyder Marques Borges.
- VAR: Leonardo Rotondo Pinto.