O início de 2026 é significativo para João Marcelo. Sob o comando de Tite, o zagueiro, de 25 anos, participou das quatro partidas do Cruzeiro na temporada – três como titular. Há pouco mais de um ano, o defensor não tinha tal sequência. Agora, o anseio é pela titularidade.
A busca por espaço na equipe titular da Raposa, entretanto, tende a ser difícil. Isso porque Fabrício Bruno e Lucas Villalba se consolidaram na posição durante a temporada anterior. Enquanto o argentino cumpre trabalhos específicos e individualizados de pré-temporada em recuperação de lesão ligamentar no tornozelo esquerdo, Tite indicou que Jonathan Jesus aparece como terceira opção, já que escalou o defensor de 21 anos na goleada por 5 a 0 sobre o Uberlândia, quando o time titular atuou.
João Marcelo quer colecionar mais oportunidades para mostrar trabalho. No ano passado, o defensor perdeu boa parte da temporada – entre fevereiro e setembro – devido a uma lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito. Quando retornou, testemunhou time engrenado e, portanto, sem muitos espaços. Em meio à disputa por posição, o zagueiro deu prioridade à evolução da Raposa.
“Todo mundo está apto e se esforçando ao máximo para poder ajudar o Cruzeiro. Claro que quero estar bem, quero jogar. Todo mundo está bem fisicamente. Fico feliz com a sequência, estava precisando depois da lesão. Vou continuar fazendo de tudo para continuar tendo sequência”
João Marcelo, zagueiro do Cruzeiro
João Marcelo disputará o próximo jogo?
O Cruzeiro volta a campo neste domingo (25/1), quando encara o Atlético na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 18h, pela quinta rodada do Estadual. Pela magnitude do embate, a tendência é que Tite acione o time considerado titular. Nesse cenário, João Marcelo e Jonathan Jesus brigam por espaço ao lado de Fabrício Bruno.
João Marcelo no Cruzeiro
João Marcelo assinou por empréstimo com o Cruzeiro em julho de 2023. Em maio do ano seguinte, a Raposa o comprou do Porto, de Portugal. Naquela temporada, o defensor assumiu a titularidade e se tornou um dos pilares da equipe – a última vez que havia atuado em quatro partidas consecutivas.
O zagueiro até iniciou 2025 como titular, mas precisou se retirar por tempo importante para tratar a lesão no joelho direito. Ele soma 69 jogos oficiais com a camisa celeste, além de três assistências.