CRUZEIRO

Sequência desafiadora do Cruzeiro promoverá manutenção de time titular? Tite responde

Nos próximos cinco dias, Cruzeiro encara o principal rival e estreia no Campeonato Brasileiro

Compartilhe

No início da temporada, a comissão técnica do Cruzeiro optou por utilizar equipe alternativa em três de quatro rodadas do Campeonato Mineiro. A decisão tem como fundamento a preservação dos principais atletas para o restante do ano. Agora, a Raposa entrará em uma sequência importante: clássico contra o Atlético, pelo Estadual, e estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Botafogo. Diante desse cenário, Tite promoverá a manutenção do time considerado titular?

Contra Pouso Alegre (derrota por 2 a 1), Tombense (vitória por 2 a 1) e Democrata-GV (tropeço por 1 a 0), jovens da base, reservas e reforços estruturam o Cruzeiro – pelo menos inicialmente. Diante do Uberlândia (goleada por 5 a 0), o treinador acionou a cavalaria.

“Seria irresponsável colocar toda a equipe para jogar e ter uma sequência de jogos. Não é só quinta para domingo. É quinta para domingo, (depois) para quinta. A gente tem que olhar mais aberto. Não dá. E usar o grupo todo”, explicou Tite.

Plano contra o Atlético

A Raposa volta a campo neste domingo (25/1), quando encara o principal rival na Arena MRV, em Belo Horizonte, às 18h, pela quinta rodada do Estadual. A tendência é que o comandante escale o time titular. E repita a intenção na primeira partida da Série A, contra o Botafogo, quinta-feira (29/1), às 21h30, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Depois disso, serão no mínimo três compromissos pelo Mineiro – até o fim da fase de grupos. Paralelamente ao Estadual, o Cruzeiro disputará a Primeira Divisão. Pelo relato de Tite, é possível que a torcida volte a testemunhar mesclas em confrontos menos decisivos. Posteriormente, quando a ‘situação’ estiver ‘ajustada’, os principais atletas devem ganhar sequências maiores.

“À medida que o tempo dá, a tendência é de manutenção maior (dos titulares). Agora a não troca seria irresponsabilidade minha. É muito fácil para mim como técnico: ‘Vou colocar os caras para jogar’. Não posso fazer isso. Tenho que trazer a responsabilidade, vir aqui e dizer: ‘Não dá, não dá quinta para domingo’. Deixa ajustar a situação. Mas, na sequência, sim (manutenção do time principal)”

Tite, técnico do Cruzeiro

Compromissos do Cruzeiro em 2026

Em janeiro e fevereiro, o Cruzeiro disputa o Mineiro e o Brasileiro. Em abril, os celestes estreiam na Copa do Brasil (a partir da quinta fase) e na Copa Libertadores (fase de grupos).

Compartilhe
Sair da versão mobile