O próximo embate do Cruzeiro, contra o Atlético, terá significado especial para Tite. Será o primeiro clássico regional do treinador após pausa importante na carreira. A Raposa visita o Galo na Arena MRV, em Belo Horizonte, neste domingo (25/1), às 18h, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro.
Em abril de 2025, Tite anunciou pausa na carreira para cuidar da saúde mental. Na época, estava prestes a assinar com o Corinthians, mas não prosseguiu. Ele permaneceu distante da função por cerca de seis meses e, em novembro, comunicou o retorno. O Cruzeiro, por sua vez, não demorou a investir, e entrou em contato com o comandante assim que Leonardo Jardim deixou a comissão técnica.
Ao longo de 25 anos de profissão, Tite defendeu 15 clubes e a Seleção Brasileira. São inúmeros compromissos, além, claro, de muitos clássicos. Ansioso para encarar o Atlético com a camisa do Cruzeiro, o treinador fez questão de pedir cuidado com a violência no duelo de tal ‘magnitude’. Será a primeira vez em mais de dois anos que as equipes se enfrentarão com torcida dividida.
“Papai do céu me disse ‘pô, participou de Grenal, Corinthians x Palmeiras, Fla-Flu e (agora) Cruzeiro x Atlético’. A magnitude, a grandeza que é, das emoções, da competitividade. Mas o cuidado para não levar para violência, não traduzir isso para fora do campo. Que seja decidido dentro do campo, por aquele que produzir mais, que jogar melhor, for mais efetivo, mais criativo, mais alegre, mais competente, mais consistente. Que dá uma ansiedade muito grande, dá. A partir de agora, vou viver”
Tite, técnico do Cruzeiro
Tite tem histórico em Atlético x Cruzeiro
Será o primeiro clássico de Tite à frente da Raposa, mas não o primeiro Atlético x Cruzeiro do treinador. Em 10 de julho de 2005, quando vestia a camisa alvinegra, o comandante enfrentou os celestes e perdeu por 2 a 1, no Mineirão, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Naquele ano, o Galo encerrou a Série A em 20º lugar e caiu para a Segunda Divisão – no decreto do rebaixamento, o técnico era Lori Sandri.
- Leia também: Tite se preocupa com números do Cruzeiro e indica melhorias contra retrancas: ‘Não é natural’