Cruzeiro e Atlético farão o primeiro clássico da temporada 2026 neste domingo (25/1), às 18h, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. As equipes se enfrentaram pela última vez em 15 de outubro do ano passado. Desde então, pouca coisa mudou na Raposa, especialmente em relação ao time titular, que segue praticamente o mesmo.
Na época, Leonardo Jardim treinava o Cruzeiro. No confronto pela 28ª rodada do Brasileiro, também disputado na casa do rival, o português mandou a campo Cássio, William, Jonathan Jesus, Lucas Villalba, Kaiki, Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira, Christian, Kaio Jorge e Wanderson. Ao longo da partida, entraram Léo Aragão, Walace, Gabi e Arroyo.
Agora, Tite é quem comanda o clube celeste. Por detalhe, a escalação não será a mesma. O zagueiro Villalba, ainda em recuperação de uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo, não está apto a atuar e deve ser substituído por Jonathan Jesus – João Marcelo corre por fora. Fabrício Bruno é quem completará a dupla.
Há expectativa acerca da presença ou não do meio-campista Gerson, principal reforço do Cruzeiro, no time titular. Ele pode exercer as funções dos volantes Lucas Silva e Christian (atua na ponta direita) e Wanderson. O atacante Keny Arry também briga por espaço na ala esquerda.
Até o início da tarde desse sábado (23/1), Cássio era dúvida em decorrência de dores em dedos na mão esquerda. Entretanto, o arqueiro treinou normalmente na véspera do clássico e é opção. O jovem Otávio, de 20 anos, fica como opção no banco.
Saídas do Cruzeiro
O Cruzeiro não perdeu nenhum titular. Léo Aragão e Gabi, acionados por Jardim no último clássico, não compõem o elenco celeste para 2026. O goleiro está emprestado ao Avaí, enquanto o atacante veste a camisa do Santos – também por empréstimo. Desde então, também deixaram o Cruzeiro: o zagueiro Mateo Gamarra, o meio-campista Eduardo e os atacantes Yannick Bolasie.
Retornaram de empréstimo, mas não permanecerão na Toca da Raposa o volante Ian Luccas (emprestado ao Athletico-PR) e os atacantes João Pedro (em definitivo com o Londrina) e Tevis (emprestado ao Yokohama Marinos, do Japão). O clube celeste ainda busca destino para o volante Jhosefer e para o atacante Arthur Viana.
Da lista de emprestados em 2026, apenas dois estão integrados ao grupo desde o início da temporada: o meio-campista Rodriguinho, que tem contrato até 2027 e defendeu o Ceará por cerca de seis meses em 2025; e o também meia Vitinho, que vestiu as camisas de Goiás e Náutico e tem vínculo com a Raposa por mais duas temporadas.
Chegadas no Cruzeiro
O Cruzeiro anunciou quatro contratações: do goleiro Matheus Cunha (recupera-se de uma cirurgia devido a uma lesão no menisco do joelho direito), do meio-campista Gerson e dos atacantes Chico da Costa e Néiser Villarreal. Com exceção do arqueiro, todos devem ser relacionados para o jogo contra o Atlético.
Fagner não saiu, mas chegou. O lateral-direito estava emprestado pelo Corinthians até o fim de 2025. No início da atual temporada, ele rescindiu com o clube paulista e assinou em definitivo com a Raposa até dezembro de 2026, com possibilidade de renovação.