Pela primeira vez na temporada, Atlético e Cruzeiro se enfrentarão. O embate, especial por natureza, ganhará outra camada: depois de pouco mais de dois anos, torcidas de ambas as equipes ocuparão o mesmo estádio. Galo e Raposa medem forças neste domingo (25/1), às 18h, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. A seguir, o No Ataque informa onde assistir, prováveis escalações e mais informações.
Atlético x Cruzeiro: volta das duas torcidas
Atlético e Cruzeiro jogaram para as duas torcidas pela última vez em outubro de 2023 – vitória da Raposa por 1 a 0, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, alguns cruzeirenses vandalizaram espaços da Arena MRV. Paralelamente a isso, o clube alvinegro recebeu os rivais sem portas nos banheiros, por exemplo.
Pouco tempo depois, em janeiro de 2024, as gestões das equipes acordaram em partidas com torcida única. O acordo permaneceu em vigor por duas temporadas. Agora, no início de 2026, os clubes optaram por não renová-lo. Os cruzeirenses têm direito a 2.500 ingressos – carga abaixo dos 10% da capacidade previsto em regulamento, mas em conformidade com laudo da Polícia Militar.
Atlético e Cruzeiro no Mineiro
O Atlético, com quatro empates na bagagem, teme não avançar à fase final do Mineiro. O Galo soma quatro pontos no Grupo A e ocupa a terceira posição. O URT, com oito pontos, lidera a chave. O Democrata-GV aparece em segundo, com sete. O Uberlândia, com dois, fecha.
Outra questão que perturba o torcedor alvinegro é o retrospecto contra o rival na Arena MRV. Inaugurado em 2023, o estádio já recebeu seis clássicos entre Atlético e Cruzeiro: três vitórias celestes, dois empates e somente um triunfo do Galo – em abril de 2024, pelo Campeonato Brasileiro.
Pelo Estadual, as equipes se enfrentaram somente há dois anos. Na primeira fase do Mineiro de 2024, a Raposa venceu por 2 a 0. Já o duelo de ida da decisão, disputado na Arena MRV, terminou em empate por 2 a 2. Em 2025, o clássico ocorreu apenas no Mineirão – vitória do Galo por 2 a 0, na primeira fase.
O Cruzeiro, apesar de acumular duas derrotas (para Pouso Alegre e Democrata-GV), tem vida mais confortável no Grupo C, já que venceu outros dois confrontos (contra Tombense e Uberlândia) e soma seis pontos, ocupando a liderança. North, com cinco, Itabirito, com quatro, e Athletic, com a mesma quantidade, completam a chave, nessa ordem.
No Estadual, a classificação ao mata-mata é concedida aos líderes de cada grupo e ao segundo mais bem colocado. Na semifinal, as equipes têm duelos de ida e volta. A decisão será disputada em jogo único, com torcida dividida.
Atlético x Cruzeiro: onde assistir
Torcedores de Atlético e Cruzeiro que não forem à Arena MRV terão cinco opções de transmissão: Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), Premiere (pay-per-view), GeTV (YouTube) e SportyNet (YouTube).
Atlético x Cruzeiro: prováveis escalações
Provável escalação do Atlético
Anunciado na sexta-feira (23/1), o centroavante Mateo Cassierra ainda não foi inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) e está fora do jogo. Por outro lado, todos os contratados – Alan Minda, Maycon, Preciado Renan Lodi e Victor Hugo – já podem entrar em campo.
Cassierra se junta aos zagueiros Lyanco e Ivan Román. Eles estão entregues ao departamento médico por uma ruptura do tendão de Aquiles esquerdo e uma fratura na mão direita, respectivamente. Já Vitor Hugo não treinou com os companheiros e ficou restrito a trabalhos internos na Cidade do Galo, em Vespasiano. Com isso, a presença do zagueiro no clássico é incerta.
Em contrapartida aos desfalques, o Atlético tem uma novidade: o volante Patrick se recuperou de lesão na coxa direita e pode ser relacionado. Mesmo assim, a escalação de Jorge Sampaoli é uma incógnita, como de costume.
Em relação ao empate por 0 a 0 com o América, a tendência é que o treinador argentino volte com alguns dos principais jogadores, como o lateral-esquerdo Renan Lodi, o meia Bernard e o atacante Dudu. Eles foram poupados no jogo passado, na quarta-feira (21/1).
Titular no último jogo, Vitor Hugo é a grande dúvida. Sem Lyanco e Román e apenas com os jovens Vitão e Samuel à disposição, o treinador deve optar por um lateral – Angelo Preciado ou Natanael – na linha de três defensores, ao lado de Ruan Tressoldi e Junior Alonso.
No meio-campo, Victor Hugo, Maycon e Gustavo Scarpa concorrem por uma vaga. Além deles, os atacantes Cuello e Rony podem ser acionados como ala pela direita, porém o último tem negociação avançadas com o Corinthians e até está confirmado, mas pode ficar fora caso as negociações avancem. No ataque, a tendência é que Hulk siga na equipe.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Preciado (Natanael ou Vitor Hugo), Ruan, Junior Alonso e Renan Lodi; Alan Franco, Igor Gomes, Bernard e Gustavo Scarpa (Maycon, Victor Hugo, Cuello ou Rony); Dudu e Hulk.
- Desfalques do Atlético: Mateo Cassierra, Lyanco e Ivan Román
- Pendurado do Atlético: Vitão
Provável escalação do Cruzeiro
Quinta-feira (22/1), o técnico Tite mandou a campo equipe alternativa diante do Democrata-GV (derrota por 1 a 0) justamente para preservar os titulares para o clássico. A torcida do Cruzeiro, de volta à Arena MRV depois de pouco mais de dois anos, testemunhará, portanto, a equipe principal.
As dúvidas são pontuais. O goleiro Cássio, com dores em dedos da mão esquerda devido a lance na última partida, preocupava. No entanto, neste sábado (24/1), o atleta treinou normalmente e está apto a atuar. Otávio, de 20 anos, fica como segunda opção na meta. Na zaga, Jonathan Jesus e João Marcelo brigam por espaço – a tendência é que o primeiro o conquiste.
Outras interrogações estão a partir do meio-campo. Gerson, principal reforço da equipe, jogará com titular? O atleta pode atuar como segundo volante (no espaço de Lucas Silva), meia de criação (ao lado de Matheus Pereira, caso Tite abra mão de um extremo) e ponta (nas vagas de Wanderson ou Christian). Outro que surge como opção pela direita é o atacante Keny Arroyo.
Não são opções para o comandante os atletas que seguem no departamento médico: o goleiro Matheus Cunha, o volante Matheus Henrique e o atacante Marquinhos. O primeiro se recupera de uma cirurgia devido a uma lesão no menisco do joelho direito. O segundo lida com uma contratura muscular na panturrilha esquerda. Já o terceiro foi submetido a um procedimento cirúrgico ainda no ano passado depois de romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
O zagueiro Lucas Villalba e o atacante Luis Sinisterra cumprem trabalhos específicos e individualizados de pré-temporada. A intenção é que ambos aprimorem o físico. Ainda sem condições de atuar, não devem ser relacionados.
- Provável escalação do Cruzeiro: Cássio (Otávio); William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva (Gerson) e Matheus Pereira; Christian (Gerson), Wanderson (Gerson ou Arroyo) e Kaio Jorge.
- Desfalques do Cruzeiro: Matheus Cunha, Matheus Henrique, Lucas Villalba, Marquinhos e Sinisterra (lesionados)
- Pendurados: –
Atlético x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda
- Assistentes: Nailton Júnior de Sousa Oliveira e Leila Naiara Moreira da Cruz
- VAR: Daniel Nobre Bins
Atlético x Cruzeiro: personagens
“É um jogo contra um time muito preparado, que teve um grande ano, que também tem a chegada de um jogador importante, então, certamente, será um jogo bem difícil. Teremos que estar muito bem para conseguir competir, que é o que pensamos. Espero que tenhamos uma boa tarde, que possamos competir e ganhar esse jogo. Vai ser um jogo muito especial, diferente, com muita tensão, euforia interna e externa. Nós temos que planejar um jogo no qual possamos causar danos a um time como o Cruzeiro”
Sampaoli, técnico do Atlético
“A magnitude, a grandeza que é, das emoções, da competitividade. Mas o cuidado para não levar para violência, não traduzir isso para fora do campo. Que seja decidido dentro do campo, por aquele que produzir mais, que jogar melhor, for mais efetivo, mais criativo, mais alegre, mais competente, mais consistente. Que dá uma ansiedade muito grande, dá. A partir de agora, vou viver”
Tite, técnico do Cruzeiro