A situação do Cruzeiro no Grupo C do Campeonato Mineiro não é desconfortável – nem segura o suficiente para abrir mão dos próximos jogos da primeira fase. Então, o que está em jogo para a Raposa contra o Atlético? O clube estrelado visita o rival neste domingo (25/1), às 18h, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela quinta rodada do Estadual.
A resposta não é complexa. Com pretensões maiores para a temporada 2026, o Cruzeiro almeja diante do Atlético encontrar estabilidade e tranquilidade para dar sequência ao projeto. Isso porque se trata do principal adversário da Raposa desde o início do ano.
Utilizando time alternativo, o Cruzeiro perdeu duas temporadas no Estadual, para Pouso Alegre (2 a 1) e Democrata-GV (1 a 0), e venceu uma, diante do Tombense (2 a 1). Quando o técnico Tite acionou a equipe principal, a Raposa goleou o Uberlândia e fez 5 a 0. Vitória diante do Atlético é um dos caminhos para a consolidação do grupo, que pouco mudou desde a última temporada – por isso a pressa da torcida em testemunhar bons resultados e atuações.
A tendência é que Tite repita o time que derrotou o Uberlândia. Há poucas dúvidas: Jonathan Jesus deve fazer dupla de zaga com Fabrício Bruno; Gerson (segundo volante, meia ou ponta) e Arroyo (ponta) pedem passagem na equipe titular.
Cruzeiro no Mineiro
O Cruzeiro encerou a quarta rodada do Mineiro como líder do Grupo C, com seis pontos – então, depende apenas de si para se classificar. Segundo a Universidade Federação de Minas Gerais (UFMG), uma equipe tem 96% de chance de avançar à semifinal do Mineiro se somar 15 pontos.
Portanto, para encerrar a fase de grupos com segurança, a Raposa precisaria vencer três dos próximos quatro embates. Triunfo sobre o Atlético aceleraria o processo. No Estadual, avançam às semifinais os líderes de cada chave e o segundo colocado mais bem posicionado.
Cruzeiro tem histórico positivo na Arena MRV
O histórico do Cruzeiro na Arena MRV é positivo: três vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Os resultados configuram aproveitamento de 61,1%.