O técnico Tite analisou o desempenho do Cruzeiro no clássico contra o Atlético, neste domingo (25/1), pela quinta rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro. A Raposa começou em vantagem, com gol de Kaio Jorge aos 25 minutos do primeiro tempo. Porém, na etapa final, o alvinegro virou em finalizações de Bernard e Hulk e celebrou o triunfo por 2 a 1 na Arena MRV.
Para o treinador, faltou ao Cruzeiro mais tranquilidade para administrar o placar que lhe era favorável até o princípio do segundo tempo. Além dos gols assinalados aos 10 e aos 22 minutos, o Atlético mandou uma bola na trave com Igor Gomes e exigiu boas defesas de Cássio em conclusões de Gustavo Scarpa.
“A gente aprende ganhando e perdendo. E essa é bem mais dolorida. Quando tu tens um desempenho que possa ser melhor como foi no jogo anterior, em algum momento vai linkar desempenho e resultado. Hoje estávamos à frente no placar. Era saber administrar, jogar mais, ter a posse de bola. Ou então, mesmo quando sofremos gol do adversário, ter a capacidade de absorver. São diferentes jogos dentro do jogo. É continuar competindo, buscar o gol e ter um pouco mais de equilíbrio quando acontecem essas situações no jogo”.
Tite, técnico do Cruzeiro
Nos primeiros minutos do clássico, o Cruzeiro chegou a contabilizar quase 70% de posse de bola, segundo o SofaScore. No momento em que fez 1 a 0 com Kaio Jorge, as rédeas do duelo pareciam sob controle. Contudo, a queda de rendimento no segundo tempo e a nítida evolução do rival acarretaram na terceira derrota em cinco partidas no Mineiro.
“Primeiro tempo controlado e com oportunidades de construção ou contra-ataque. Segundo tempo mais equilibrado. Quando tomamos o gol, a equipe sentiu. Baixou o nível de competitividade, qualidade, passe e posse de bola. Daí o adversário foi incisivo, marcou o segundo gol e venceu o jogo”.
Situação do Cruzeiro no Mineiro
O Cruzeiro permaneceu com seis pontos no Grupo C do Campeonato Mineiro e agora não depende somente de si para ser o líder. O North Esporte Clube, de Montes Claros, é o primeiro colocado da chave, com oito pontos. “Ficamos em uma situação pressionada no nosso grupo. A equipe agora precisa ter uma maturidade suficiente para reverter”, frisou Tite.
A situação não tende a ser fácil, já que a Raposa dividirá as atenções entre o estadual e o Campeonato Brasileiro a partir desta semana. A estreia na Série A de 2026 será diante do Botafogo, às 21h30 de quinta-feira (29/1), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. No domingo, às 20h, o time celeste encara o Betim, fora de casa, pela sexta rodada do Mineiro.