O Cruzeiro encerrou a quarta rodada do Campeonato Mineiro tranquilo, na liderança do Grupo C. Entretanto, complicou-se ao perder para o Atlético, nesse domingo (25/1), pela quinta rodada, e testemunhar o principal adversário na chave vencer o Pouso Alegre e ‘roubar’ a primeira posição. Comandante da Raposa, Tite admitiu que o clube estrelado vive momento de pressão no Estadual. Para superá-la, fez duas exigências ao grupo. Ainda frisou que passa por momento de adaptação à equipe.
Agora, o Cruzeiro ocupa a segunda posição, com os mesmos seis pontos – duas vitórias e três derrotas. O North lidera o Grupo C, com oito pontos – dois triunfos, dois empates e um tropeço. A situação da Raposa poderia ser pior se o Athletic tivesse derrotado o Betim, mas apenas empatou e permaneceu em terceiro, com cinco. O Itabirito é o lanterna da chave, com quatro pontos.
A situação é problemática por causa do regulamento do Campeonato Mineiro. Neste edição, avançam à semifinal do Estadual os líderes de cada grupo e o segundo colocado mais bem posicionado. O Cruzeiro é o sétimo na colocação geral, e o posto de melhor vice pertence ao Pouso Alegre, com sete pontos, duas vitórias, 10 gols marcados e menos um de saldo.
Ao Cruzeiro, disse Tite, resta reconhecer a campanha abaixo e entregar maturidade nos duelos restantes da fase de grupos: contra Betim (1º/2, 20h, fora), América (8/2, 18h, em casa) e URT (14/2, 19h, fora). Para avançar em primeiro, a Raposa também precisa contar com tropeço do North.
“É a realidade. Nós ficamos em uma situação pressionada, sim, dentro do nosso grupo, com dois pontos de diferença. Agora a equipe tem que ter maturidade e força suficiente para poder reverter”
Tite, técnico do Cruzeiro
Erros em transições geram preocupação?
O Cruzeiro pouco incomodou o Atlético. Sob a liderança de Tite, a equipe gosta um pouco mais de ter a posse e tempo para trabalhar as jogadas. O problema é que o Galo foi eficiente na estratégia para desarmar o rival. O time comandado por Jorge Sampaoli não permitiu que a Raposa trocasse passem de forma confortável, roubou bolas importantes e aproveitou descidas rápidas para marcar dois tentos.
Não será a última vez que o Cruzeiro enfrentará uma equipe com essas características em função da qualidade do elenco. Assim, para os próximos jogos, o treinador espera sanar os erros nos momentos de transição e negar oportunidades em velocidade ao adversário. Em fase de detectar qualidades e pontos de melhoria, o treinador, apresentado no início de janeiro, frisou que ainda está conhecendo o elenco.
“Eu não tenho todo o diagnóstico do ano passado, também estou conhecendo a equipe toda. Mas colocar que esses momentos são importantes (erros em transições), manter posse de bola inclusive para não ter nessa transição um erro maior e não dar ao adversário essa verticalidade”, concluiu.
Do que o Cruzeiro precisa para avançar?
Segundo os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um time com 15 pontos tem 97% de chance de jogar a semifinal. Portanto, o Cruzeiro teria de vencer os próximos três embates: contra Betim (1º/2, 20h, fora), América (8/2, 18h, em casa) e URT (14/2, 19h, fora).
Caso o Cruzeiro vença todos os embates e o North também triunfe nos próximos três compromissos (contra Democrata, Uberlândia e América), a Raposa buscará a classificação como a segunda melhor colocada. Todo o cenário pode voltar a ser favorável ao clube celeste na próxima rodada em caso de vitória aliada a tropeço do time de Montes Claros.
Agora, o desafio do Cruzeiro é maior. Isso porque a Raposa terá de conciliar o Mineiro com as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. O desconforto no Estadual pode obrigar Tite a utilizar os atletas titulares em mais partidas da competição regional do que esperava.
Os celestes voltam a campo nesta quinta-feira (29/1), às 21h30, contra o Botafogo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela primeira rodada da Série A. O próximo embate pelo Mineiro é domingo (1º/2), às 18h, diante do Betim, na Arena Vera Cruz, na cidade homônima.
Classificação do Campeonato Mineiro
Grupo A
- URT – 11 pontos (3 vitórias)
- Democrata-GV – 7 pontos (2 vitórias)
- Atlético – 7 pontos (1 vitória)
- Uberlândia – 3 pontos (0 vitória)
Grupo B
- América – 9 pontos (2 vitórias)
- Pouso Alegre – 7 pontos (2 vitórias)
- Betim – 6 pontos (1 vitória)
- Tombense – 5 pontos (1 vitória)
Grupo C
- North – 8 pontos (2 vitórias)
- Cruzeiro – 6 pontos (2 vitórias)
- Athletic – 5 pontos (1 vitória)
- Itabirito – 4 pontos (1 vitória)
Próximos jogos do Cruzeiro
- Botafogo x Cruzeiro – 29/1 – 21h30 – Nilton Santos, Rio de Janeiro – 1ª rodada do Brasileiro
- Betim x Cruzeiro – 1º/2 – 18h – Arena Vera Cruz, Betim – 6ª rodada do Mineiro
- Cruzeiro x Coritiba – 5/2 – 21h30 – Mineirão, Belo Horizonte – 2ª rodada do Brasileiro
- Cruzeiro x América – 8/2 – 18h – Mineirão, Belo Horizonte – 7ª rodada do Mineiro
- Mirassol x Cruzeiro – 11/2 – 19h – Campos Maia, Mirassol – 3ª rodada do Brasileiro
- URT x Cruzeiro – 14/2 – 19h – Estádio Zama Maciel, Patos de Minas – 8ª rodada do Mineiro