O Campeonato Mineiro de 2025 está próximo do início, e o Democrata-GV tem um grande objetivo: dar orgulho para a torcida de Governador Valadares. O time do Vale do Rio Doce almeja voltar a disputar uma competição nacional para ampliar o calendário no próximo ano e dar mais oportunidades para os torcedores frequentarem o estádio.
O executivo de futebol da Pantera é o ex-jogador Rafael Caldeira, que conquistou a Libertadores pelo Santos em 2011, ao lado de Neymar e Ganso. Ex-zagueiro, ele defendeu o Democrata por 5 anos e se tornou ídolo. Em entrevista ao No Ataque, explicou o planejamento e a pretensão do clube para o Campeonato Mineiro de 2025.
“Governador Valadares é uma cidade apaixonada pelo Democrata, apaixonada por futebol. O Democrata não pode jogar só o Campeonato Mineiro. A gente tem que buscar um calendário cheio para os próximos anos, com jogos na cidade o ano inteiro”
Rafael Caldeira, executivo de futebol do Democrata-GV
Caldeira “caiu de paraquedas” no cargo de executivo de futebol. Ele se aposentou em 2024 e assumiria o posto de coordenador técnico. Contudo, Leandro Pedrosa, que seria o executivo, teve problemas de saúde e o ex-Santos ficou com a função.
“A gente tem buscado jogadores que cabem no orçamento, mas, claro, com um bom nível para jogar na equipe. Sabemos que a camisa do Democrata é pesada e traz visibilidade. Posso falar isso porque fui atleta aqui durante cinco anos”, explicou.
O meia Bernardo, revelado no Cruzeiro, e campeão da Copa do Brasil de 2011 pelo Vasco, aparecia como nome de peso para a Pantera no Mineiro 2025. Contudo, problemas internos fizeram com que ele e mais três atletas fossem desligados poucos dias após a apresentação do elenco.
Dos jogadores que estiveram no Democrata-GV em 2024, sete se reapresentaram para esta temporada. Para completar o time, a diretoria buscou uma mescla entre jogadores experientes e jovens. Boa parte dos reforços vem do Mineiros-GO, ex-time do treinador Wladimir Araújo, comandante da Pantera neste ano.
Força da torcida
O grande motivador é a torcida. Por ela, os jogadores do Democrata-GV prometem se entregar ao máximo para corresponder às expectativas. Afinal, o clube é o maior representante de Governador Valadares, cidade de mais de 250 mil habitantes, no futebol brasileiro.
“Não pode continuar só no Estadual. A grandeza que tem o Democrata, a tradição, a torcida… Sempre foi o nosso 12º jogador! A torcida fez e faz a diferença nestes anos todos. Então a gente não pode se contentar só com o Campeonato Mineiro”, declarou o executivo de futebol da Pantera.
Democrata-GV no Mineiro 2025
A equipe espera um Campeonato Mineiro difícil. No ano passado, o Democrata-GV teve a pior campanha na primeira fase do torneio, mas se salvou na rodada de rebaixamento. Agora, o sonho é conquistar uma vaga nas competições nacionais (Copa do Brasil e Série D), seja pelo próprio Estadual ou pelo Troféu Inconfidência.
“Em primeiro lugar, o pensamento está em buscar a permanência na primeira divisão. O campeonato vai ser muito disputado neste ano. Mas, todos os anos, buscamos as finais – principalmente do Troféu Inconfidência, que pode nos dar um calendário para os próximos anos”, disse Caldeira.
- Clube: Esporte Clube Democrata
- Data de fundação: 13 de fevereiro 1932
- Meta no campeonato: Permanência
- Técnico: Wladimir Araújo
- Reforços: Ésio Jr., Thúlio e Tiago Silva; Donato, Jefferson, Antônio Jr., Carlos Henrique (Lula), Lucas Lima, Lucas Evangelista, Lucas Gabriel, Dominy e Wender; Luann Augusto, Erick Ribeiro, Luis Felipe, Gustavo Caetavo, Luanderson, Luis Felipe, e Rickelme; Gutinho, Juan Carlos, Wallace, Marquinhos Brazion, Luis Fernando (Índio) e Rodrigo Sabará.
- Destaque: Luanderson
- Grupo: Ésio Jr., Thúlio e Tiago Silva; Donato, Jefferson, Antônio Jr., Carlos Henrique (Lula), Thiago Washington, Lucas Lima, Lucas Evangelista, Lucas Gabriel, Dominy e Wender; Luann Augusto, Erick Ribeiro, Luis Felipe, Gustavo Caetavo, Luanderson, Luis Felipe, e Rickelme; Gutinho, Juan Carlos, Wallace, Marquinhos Brazion, Luis Fernando (Índio), Rodrigo Sabará e Kauan.
- Time titular: Tiago Silva; Lucas Gabriel, Donato, Lula e Wender; Luanderson, Luis Felipe, Luann Augusto e Marquinhos Brazion; Gutinho e Índio;
- Posição no último Estadual: 10º