CAMPEONATO MINEIRO 2024

Reformulado, Pouso Alegre traça metas com cautela no Campeonato Mineiro

Dono do Troféu Inconfidência de 2021, Pouso Alegre pretende repetir feito depois que garantir permanência na elite do Campeonato Mineiro
Foto do autor
Compartilhe

Passo a passo e com cautela, o Pouso Alegre pretende alçar grandes voos no Campeonato Mineiro e no restante da temporada. O Pousão, campeão do Módulo II, do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (equivalente à Terceira Divisão do Estadual) e do Troféu Inconfidência, reformulou o grupo para encarar os adversários de forma respeitosa.

História do Pousão no Campeonato Mineiro

Fundado em 15 de novembro de 1913, o Pouso Alegre apenas estreou na elite do Campeonato Mineiro em 1989. Antes, em 1983, havia vencido o Campeonato Mineiro de Futebol Amador. 

Um ano depois da primeira incursão na elite estadual, o Pousão terminou a competição em quinto lugar – a campanha é, até hoje, ao lado da de 2021, a melhor da equipe.

O conjunto de alegrias determinou o que o clube chama de “era de ouro”. Em 1992, no entanto, a euforia deu lugar ao rebaixamento. O Pouso Alegre caiu para o Módulo II, onde ficou até 1998.

Por algum tempo, o clube do Sul de Minas se manteve inativo. Em 2009, jogou a Segunda Divisão novamente, terminou em quinto lugar e, mais uma vez, se afastou dos gramados.

Em 2017, o Pouso Alegre voltou a campo. Naquela época, Paulo da Pinta, ex-jogador, assumiu como presidente e liderou o retorno do Pousão.

A sequência de acessos, então, começou. Em 2019, o time se sagrou campeão do Mineiro da Segunda Divisão de forma invicta. No ano seguinte, abraçou a taça do Módulo II e garantiu vaga na elite novamente. Em 2021, terminou como o melhor entre os clubes do interior ao levantar o Troféu Inconfidência.

Objetivos para o Campeonato Mineiro 2024

Alex Joaquim, gerente de futebol do Pouso Alegre, é cauteloso ao traçar as metas: “Primeiramente, entramos no campeonato brigando para fazer os 10 pontos e não cair. Depois, vamos lutar para chegar ao Troféu da Inconfidência e, quem sabe, na semifinal”.

A equipe estreia no Estadual na quinta-feira (25/1), às 19h, diante do América, no Independência. No radar, os clubes de Belo Horizonte também entram no debate do Pouso Alegre. Mesmo com as diferenças financeiras, Alex Joaquim acredita que é possível encará-los: “Sabemos que o investimento é grande, que a condição financeira é muito maior, mas não é impossível (vencer). Então, procuramos executar o trabalho da melhor maneira”.

Na primeira etapa do Estadual, o Pouso Alegre mandará quatro jogos no Manduzão. O estádio tem capacidade para 26 mil pessoas. O recorde de público foi registrado em 2022: 14.418 torcedores assistiram à partida contra o ASA-AL, nas quartas de final da Série D, que garantiu o acesso à Série C de 2023..

Para a temporada que se inicia, Alex Joaquim projeta atrair ainda mais fãs ao estádio. O caminho, segundo o gerente de futebol, passa pelo sócio-torcedor, além de trabalhos em conjunto com o departamento de marketing: “O programa (sócio-torcedor) tem várias opções de atrativos para vir aos jogos. O torcedor do Pouso Alegre é fervoroso, sempre apoiou a equipe”.

Como o Pouso Alegre se mantém financeiramente?

O público é, inclusive, um dos meios de arrecadação do Pouso Alegre. O clube conta, ainda, com auxílio de patrocinadores e com a cota de transmissão paga pela televisão.

Além de investir em atletas, tem planos que englobam a estrutura. Conta, atualmente, com centro de treinamento equipado com dois campos de futebol. Um dos próximos passos é, de acordo com Alex Joaquim, finalizar a construção do alojamento, do refeitório e da academia: “O projeto está sendo discutido com a diretoria. Tenho certeza que vai ser executado assim que a diretoria conseguir recursos”.

Investimento no mercado da bola

Na pré-temporada, o clube destinou parte dos recursos à contratação de jogadores. Na realidade, renovou o grupo quase por inteiro. 

O clube foi ao mercado em dezembro e anunciou, até o momento da publicação da reportagem, a contratação de 22 jogadores. Enquanto isso, outros dois (Luis Gustavo e Cristian Bauer) retornaram de empréstimo e um (Fillipy Reis) renovou o vínculo. A poucos dias do início do Estadual, o Pouso Alegre ainda se movimenta nos bastidores para se reforçar.

Nomes conhecidos no futebol nacional vestirão a camisa do Dragão nesta temporada. Os experientes goleiro Thiago Braga, revelado no Cruzeiro, e lateral-direito Jefferson Feijão são exemplos. O lateral-direito Léo Príncipe, cria do Corinthians, também integra a lista de destaques.

Planos para além do Mineiro

O Pouso Alegre inicia a temporada com foco no Mineiro, mas não deixa de planejar a atuação em outra competição. Em 2024, a disputará a Série D do Campeonato Brasileiro. A meta é conseguir o acesso à Série C.

No ano passado, o Pouso Alegre estreou na Terceira Divisão, mas não da forma que gostaria. O clube foi rebaixado com duas rodadas de antecedência. 

Aquecimento

Para aquecer os motores, ou lacear as chuteiras, o Pouso Alegre fez três jogos-treinos. Nos dois primeiros, triunfou – 1 a 0 contra o Desportivo Brasil e 1 a 0 sobre o Primavera. Diante do União Barbarense, empate por 0 a 0.

Os recém-contratados marcaram todos os gols da equipe nos três jogos. David Lima fez dois e mostrou o faro de artilheiro. 

Jogos do Pouso Alegre na 1ª fase do Mineiro

  • América x Pouso Alegre – 25/1 (quinta-feira) – 19h – Independência, Belo Horizonte
  • Pouso Alegre x Tombense – 28/1 (domingo) – 17h – Manduzão, Pouso Alegre
  • Ipatinga x Pouso Alegre – 3/2 (sábado) – 17h – Ipatingão, Ipatinga
  • Pouso Alegre x Itabirito – 7/2 (quarta-feira) – 19h30 – Manduzão
  • Pouso Alegre x Democrata – 14/2 (quarta-feira) – 19h30 – Manduzão
  • Athletic x Democrata – 17/2 (sábado) – 16h – Joaquim Portugal, São João del Rei
  • Pouso Alegre x Cruzeiro – 26/2 (segunda-feira) – 20h – Manduzão
  • Patrocinense x Pouso Alegre – 2/3 (sábado) – 16h30 – Pedro Alves do Nascimento, Patrocínio

Ficha Pouso Alegre Futebol Clube

  • Data de fundação: 15 de novembro de 1913
  • Meta no campeonato: primeiramente, manter espaço na elite e, depois, brigar pelo Troféu Inconfidência e para chegar na semifinal
  • Técnico: Gustavo Brancão
  • Reforços: Luis Gustavo e Cristian Bauer retornam de empréstimo. Thiago Braga, Denival, Léo Príncipe, Jefferson Feijão, Samuel Balbino, Lucas Mufalo, Luís Gustavo, Alex Alves, Felipe Morerira, Vinício, Nestor Mansur, João Henrique, Kauê Lima, Henrique Rocha, Henrique Caivano, Lucas Nathan, Magno, Gabriel Henrique, Gabriel Neto, David Lima, Bustamante e Thiaguinho são os novos contratados
  • Destaques: David Lima, Jefferson Feijão, Thiago Braga, Lucas Natan, Alex Alves e Léo Príncipe
  • Time titular: o Pouso Alegre preferiu não divulgar a provável escalação inicial de Gustavo Brancão
  • Posição no último Estadual: encerrou a participação ainda na primeira fase, já que terminou a etapa eliminatória em quarto lugar, com 10 pontos.
  • Presidente: Rogério Adriano de Paiva
  • Gerente de futebol: Alex Joaquim
  • Fisioterapeutas: Rafael Castilho, Carlos Pires Neto, Gustavo Moreira de Freitas,
  • Auxiliar técnico: Raphael Cabral
  • Treinador de goleiros: Denilson Costa
  • Preparador físico: Rodrigo do Carmo

Grupo:

  • Goleiros: Thiago Braga, Luis Gustavo e Denival;
  • Defensores: Léo Príncipe (lateral-direito), Jefferson Feijão (lateral-direito), Samuel Balbino (lateral-esquerdo), Lucas Mufalo (zagueiro), Fillipy Reis (zagueiro), Luís Gustavo (zagueiro), Alex Alves (zagueiro), Felipe Moreira (zagueiro) e Vinício (lateral-esquerdo);
  • Meio-campistas: Nestor Mansur (meio-campista), João Henrique (meio-campista), Kauê Lima (volante), Henrique Rocha (meio-campista), Henrique Caivano (meio-campista), Lucas Nathan (meio-campista) e Magno (volante);
  • Atacantes: Cristian Bauer, Gabriel Henrique, Gabriel Neto, David Lima, Bustamante e Thiaguinho
Compartilhe