Tradicional clube do interior de Minas Gerais, o Tombense marcará presença em mais uma edição do Campeonato Mineiro. O primeiro desafio da equipe de Tombos será neste sábado (10/1), às 16h, no Parque do Sabiá, contra o Uberlândia. O Gavião-Carcará está no Grupo B, ao lado de América, Betim e Pouso Alegre.
Além do Mineiro, em 2026 o Tombense disputará a Série D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Sudeste.
“Depois de uma pré-temporada muito produtiva, o Tombense chega preparado e confiante para encarar tudo o que vem pela frente. Cheio de expectativas, trabalho e ambição. Que seja uma temporada de superação, união e muito trabalho. Estamos prontos para os desafios”
Tombense nas redes sociais
O time de Tombos se prepara para uma temporada desafiado após dificuldades no ano passado. Na última edição do Estadual a equipe vermelha e branca terminou a primeira fase na melhor colocação geral da competição, com 16 pontos, cinco vitórias, um empate e duas derrotas. Na semifinal enfrentou o Atlético e foi derrotado por 2 a 0, nos dois jogos, de ida e volta.
Por sua vez, na Série C do Campeonato Brasileiro, o time foi o 20º colocado (lanterna), com apenas 14 pontos, duas vitórias, oito empates e nove derrotas. Em 2024 a equipe disputava a Série B, e em 2026, jogará a quarta divisão – o time caiu duas divisões nacionais em sequência.
Meta do Tombense para 2026
Em 2026 o Tombense inicia um novo capítulo da longa e tradicional história do clube (111 anos). Em entrevista exclusiva ao No Ataque, o presidente Lane Gaviolle falou sobre metas e ambições para a nova fase.
“Como todo time do interior, a primeira coisa que queremos é escapar do rebaixamento. Permanecer na primeira divisão. Depois, sim, pensar em ficar entre os quatro e ser campeão do interior. E em consequência, no segmento, que a gente consiga, com isso, uma vaga na Copa do Brasil, como vem acontecendo nesses anos”
Lane Gaviolle, presidente do Tombense
Apesar da realidade complicada, o presidente do Gavião-Carcará garante garra e disposição para avançar na competição.
“Estamos prontos para disputar o Campeonato Mineiro, a gente tem três partidas muito difíceis agora no início (Uberlândia, Cruzeiro e Atlético). Vamos esperar que aconteça tudo melhor. O ano passado a gente foi campeão interior, mais uma vez. Esperamos que a gente consiga pelo menos essa classificação e chegar ao quadrangular final ou semifinal”
Lane Gaviolle, presidente do Tombense
Ainda, falou sobre o poder de investimento do clube e como seguirá após o Estadual.
“O investimento continua o mesmo. Nós estamos com o pé no chão, sem muita mudança. Hoje a gente recebe um valor da Federação Mineira. E depois do Mineiro vamos condicionando buscar recursos para acabar de fazer o campeonato, já que a gente tem outras competições para serem disputadas”
Lane Gaviolle, presidente do Tombense
Reforços e renovações do Tombense para 2026
O Tombense se movimentou e trouxe 10 jogadores novos para a temporada de 2026: os atacantes Rafinha Barbosa, Júlio César, Ronald e Felipinho; os volantes Dyego e Wanderson Barros; os laterais-esquerdo Gustavo Xavier e Paulo Henrique (PH); o zagueiro Diego Leandro e o lateral-direito Auro Jr.
Apesar dos novos rostos, o Gavião-Carcará também renovou alguns contratos: os atacantes Jupi, Jefferson Renan e Luiz Felipe; os meio-campistas Cleiton Araújo e Pedro Oliveira; os goleiros Davi Schneider, Mateus Aurélio e Douglas Marques; os zagueiros Wesley Marth e Breno Roma; o volante João Vitor e o lateral-direito Júlio Henrique.
Além dos jogadores de campo, o time de Tombos também renovou na gestão esportiva ao contratar o ex-volante Túlio Guerreiro como diretor de futebol. Ele tem passagens por Goiás, Botafogo e Aparecidense.
Está é a segunda passagem pelo Tombense – a primeira em 2016, na mesma função.
Tombense contrata treinador experiente
De olho em 2026, o Tombense anunciou o treinador Cristóvão Borges em novembro do ano passado – primeiro clube após dois anos sabáticos. Técnico experiente, o baiano tem passagens por Flamengo, Vasco, Bahia, Fluminense, Athletico-PR, Corinthians, Atlético-GO e Figueirense. O contrato do ex-jogador é válido até o fim do ano.
Empolgado com a reconstrução do elenco, em entrevista exclusiva ao No Ataque, Cristóvão falou sobre a expectativa e a necessidade de tempo para adaptação.
“A expectativa é a melhor possível. A gente reconstruiu a equipe. Uma boa parte do elenco é novo. Logicamente, isso requer um tempo muito maior do que nós tivemos para ter um nível de competitividade bom, dentro daquilo que nós desejamos. Para começar o campeonato, a equipe está bem e o nível de competitividade da equipe vai melhorar à medida que o campeonato for andando”
Cristóvão Borges, técnico do Tombense
Possíveis destaques do Tombense para 2026
Para vencer jogos e conquistar títulos nesta temporada, o Tombense aposta em possíveis destaques. A equipe renovou com o meio-campista Pedro Oliveira, de 27 anos. Formado na base do São Paulo, o goiano passou pelo futebol português (Louletano), em 2019 e 2020. Ainda, tem passagens pelo Grêmio Prudente, Rio Branco, Confiança e Democrata.
O meio-campista está na equipe de Tombos desde 2024 e acumula 42 jogos, sete gols e uma assistência.
Outro jogador para ficar de olho é o atacante Ronald, recém-chegado ao Tombense, o carioca de 28 anos passou pelo Botafogo, Internacional, CRB, Vila Nova, Grêmio Novorizontino, Boa Vista (Portugal) e Operário.
Jogos do Tombense na fase de grupos do Campeonato Mineiro
- Uberlândia x Tombense: sábado (10/1), às 16h
- Tombense x Cruzeiro: quarta-feira (14/1), às 21h30
- Atlético x Tombense: domingo (18/1), às 18h
- Tombense x North: quarta-feira (21/1), às 19h
- Tombense x Democrata: domingo, às 20h
- Itabirito x Tombense: sábado (31/1), às 18h30
- Tombense x URT: sábado (7/2), às 19h
- Athletic x Tombense: sábado (14/2), às 16h30
Onde assistir aos jogos do Tombense no Mineiro
O Estadual será transmitido pela TV Globo, tanto pela TV aberta, quando pela GeTV (YouTube) – ambos com um jogo por rodada na primeira fase da competição. Ainda, a Sportv transmitirá toda a competição. Por sua vez, o Premiere exibirá as partidas de Atlético, Cruzeiro e América.
Grupos do Campeonato Mineiro 2026
Grupo A
- Atlético
- Uberlândia
- Democrata
- URT
Grupo B
- América
- Tombense
- Betim
- Pouso Alegre
Grupo C
- Cruzeiro
- Athletic
- Itabirito
- North
FICHA TOMBENSE
Data de fundação: 7 de setembro de 1914
Meta no campeonato: Permanecer na primeira divisão
Técnico: Cristóvão Borges
Reforços: Os atacantes Rafinha Barbosa, Júlio César, Ronald e Felipinho; os volantes Dyego e Wanderson Barros; os laterais-esquerdo Gustavo Xavier e Paulo Henrique (PH); o zagueiro Diego Leandro e o lateral-direito Auro Jr.
Destaque: Pedro Oliveira (meio-campista) e Ronald (atacante)
Grupo:
- Goleiros: Matheus, Douglas Marques e Davi Schneider
- Zagueiros: Breno Roma, Diego Leandro, Roger Carvalho, Rony e Wesley
- Laterais: Auro Jr, Gustavo Xavier, Júlio Henrique e Paulo Henrique (PH)
- Meio-campistas: Cleiton, Dyego Cavalcante, João Vitor, Pedro Oliveira e Wanderson
- Atacantes: Felipinho, Jefferson Renan, Julio Cesar, Jupi, Luiz Felipe, Rafinha e Ronald
Time titular: Matheus; Gustavo Xavier, PH, Roger e Diego Leandro; Cleiton, João Vitor e Pedro Oliveira; Rafinha, Jupi e Ronald
Posição no último Estadual: Semifinal (perdeu para o Atlético)