CAMPEONATO MINEIRO

Uberlândia no Campeonato Mineiro 2026: tabela, onde assistir, elenco e destaques

Em uma nova era após se tornar SAF, o Uberlândia entra no Mineiro com a meta de ir à semifinal e, principalmente, se consolidar nos torneios

Compartilhe
google-news-logo

A tradição segue, mas uma nova era começa. O Uberlândia Esporte Clube disputará o Campeonato Mineiro como Sociedade Anônima do Futebol pela primeira vez, e a meta do projeto é bem clara: se consolidar a nível estadual e nacional. Campeão da Série B de 1984 e terceiro colocado em duas edições do Mineiro – 1968 e 1986 -, o Verdão quer dias melhores para a cidade de mais de 700 mil habitantes que o nomeia. Veja abaixo informações da equipe, como tabela, onde assistir, elenco e os destaques do time.

Time centenário, mas com quase tudo novo

É o mesmo Uberlândia Esporte Clube. São as mesmas cores verde e branco. Porém, é quase tudo novo. Em junho de 2025, o Verdão se tornou Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e deu início a uma nova era ao ser comprado por um grupo de empresários liderado por Fábio Mineiro, que conversou de forma exclusiva com o No Ataque.

O presidente da SAF uberlandense foi perguntado sobre o que o torcedor do Periquito pode esperar desse primeiro ano completo da nova gestão. Fábio preferiu não fazer grandes promessas, mas destacou que o profissionalismo é a base desse novo momento do clube que completou 103 anos no fim de 2025.

“É um ano de construção. O torcedor vai perceber um clube mais organizado, com processos claros, planejamento e uma visão de médio e longo prazo. A SAF não muda apenas o que acontece dentro de campo, mas principalmente a forma como o clube é gerido. É um trabalho silencioso em muitos momentos, mas fundamental para dar sustentação ao projeto”

Fábio Mineiro, presidente da SAF

Fábio Mineiro, presidente do Athletic - (foto: Adriano Oliveira/No Ataque)
Fábio Mineiro, atual presidente do Uberlândia(foto: Adriano Oliveira/No Ataque)

Em julho de 2025, após a eliminação na primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, o Uberlândia se dirigiu ao torcedor pedindo compreensão pela queda em meio à transição de gestores e afirmou que o ano seguinte seria diferente: “Desde o início, o planejamento da SAF previa o início integral de suas operações a partir da temporada 2026. No entanto, diante do cenário de dificuldades enfrentado ao longo deste ano, foi tomada a decisão de antecipar o apoio ao clube”.

Logo, essa será a primeira vez que a nova gestão disputará o Campeonato Mineiro pelo Uberlândia. Porém, não é estreia de alguns responsáveis pela SAF no Estadual. Fábio Mineiro, por exemplo, era presidente do Athletic e deixou o projeto em São João del-Rei em 2025, meses antes de se mudar ao Triângulo Mineiro. Mesmo assim, ele ressaltou que as disputas no principal torneio de Minas Gerais serão diferentes.

“A experiência sempre ajuda. Já passamos por processos semelhantes, disputamos o Campeonato Mineiro e vivemos diferentes contextos dentro do futebol. Isso traz maturidade e tranquilidade nas decisões. Mas cada projeto é único. Aqui no Uberlândia Esporte Clube, o foco é respeitar a história do clube e trabalhar com os pés no chão para construir um futuro sólido e consistente”, frisou Fábio Mineiro.

Ano “cheio”

O Campeonato Mineiro é apenas o primeiro passo de um ano “cheio” do Uberlândia. E isso é um ponto importante do desenvolvimento da nova SAF do Uberlândia. No entanto, isso foi garantido com um desempenho anterior à chegada dos novos gestores, justamente no Estadual.

Em 2025, o Uberlândia ficou na lanterna do Grupo A, com nove pontos – duas vitórias, três empates e três derrotas -, mas se classificou ao Troféu Inconfidência pelo desempenho superior aos clubes que não se classificaram nos outros grupos. E surpreendeu na semifinal diante do Betim.

Sensação do Mineiro de 2025, a equipe da Região Metropolitana havia pontuado mais do que dois times classificados à fase final, mas foi ao Troféu Inconfidência devido à força do Grupo A, que foi liderado por Tombense e Atlético. Contudo, o Verdão arrancou dois empates – 0 a 0 e 1 a 1 – e se classificou nos pênaltis. Na decisão, perdeu por 5 a 2 no placar agregado para o Athletic.

Esse vice-campeonato do Troféu Inconfidência garantiu importantes vagas para o Uberlândia. A equipe disputará a Copa do Brasil a partir de 18 de fevereiro e ainda jogará a Série D do Campeonato Brasileiro, competição nacional que iniciará em 5 de abril, já após o fim do Campeonato Mineiro. Portanto, o bom desempenho no Estadual ajuda a consolidação do projeto do Uberlândia. E isso é a principal meta de Fábio Mineiro, como destacou na exclusiva ao No Ataque.

“A meta é consolidar o Uberlândia em um novo patamar de gestão e competitividade. Queremos um clube estruturado, estável e com capacidade de competir de forma consistente. O crescimento esportivo é importante, mas ele precisa caminhar junto com organização, responsabilidade e sustentabilidade”, destacou o presidente da SAF.

Uberlândia no Campeonato Mineiro de 2025

Elenco do Uberlândia

O elenco do Uberlândia passou por um processo que é comum para clubes do interior: uma remontagem visando à nova temporada. Com encerramento da Série D em julho, vários nomes saíram e, em meio à implementação da SAF, o projeto buscou outros atletas no mercado, tanto que apenas quatro seguiram.

O lateral Ben-Hur, o meio-campista Geovane e os atacantes Ingro e Tchê Tchê são os remanescentes da campanha em 2025. Como o elenco já tem 25 nomes – novidades ainda serão anunciadas -, o Uberlândia contratou 21 jogadores. Essa movimentação foi definida por Fábio Mineiro como um desafio.

“Montar um elenco competitivo é sempre um desafio. O mercado é cada vez mais concorrido e exige decisões muito bem pensadas. Trabalhamos com responsabilidade, equilíbrio e critério, buscando atletas alinhados ao projeto e ao momento do clube. Mais do que números, o foco foi montar um grupo comprometido e competitivo”

Fábio Mineiro, responsável pela SAF do Uberlândia

Justamente por esse desafio no mercado, a gestão do Uberlândia optou por três nomes de confiança: Jefferson Luis, Nathan e Fumaça passaram pelo Athletic e podem se destacar com a camisa do time do Triângulo Mineiro. Outro que tem passagem por Minas Gerais é Geovane, que jogou a Série A pelo América em 2021 e até foi titular na semifinal da Copa do Brasil de 2020.

Dois reforços que tiveram um bom fim de ano foram Yuri e Jonatas Paulista. Eles fizeram parte do elenco do Santa Cruz que terminou com o vice-campeonato da Série D do Campeonato Brasileiro.

  • Goleiros: Pedro Caracoci e Jefferson Luis
  • Zagueiros: Max Miller, Rayne, Lazarini e Renan
  • Laterais: Yuri Ferraz, Nathan, Fernandinho, Luis Felipe e Ben-Hur
  • Meias: Parrudo, Fumaça, Jonatas Paulista, Geovane, Rafael Conceição e Arthur Longatto
  • Atacantes: Juan Carlos, Júlio Rodrigues, Dudu Albaceta, Ingro, Tchê Tchê, Brayan Díaz, Robinho e Léo Reis

Técnico do representante do Triângulo Mineiro

Para comandar esse elenco, o Uberlândia tem o técnico mais novo entre todos os comandantes do Campeonato Mineiro. Aos 43 anos, Jorge Castilho terá a primeira oportunidade na elite do futebol de Minas Gerais, mas, mesmo nos primeiros passos da carreira, já carrega uma experiência rara no Brasil.

Jorge Castilho, técnico do Uberlândia - (foto: Reprodução Instagram de Jorge Castilho)
Jorge Castilho, técnico do Uberlândia(foto: Reprodução Instagram de Jorge Castilho)

O técnico comandou o Maringá entre 2021 e 2025 e era, à época, o segundo técnico mais longevo do país – atrás apenas de Abel Ferreira, do Palmeiras. No ano passado, ele não resistiu ao uma série de 11 jogos sem vencer e foi demitido. Só que não ficou nem sequer dois meses sem trabalho, já que o Uberlândia o contratou em setembro. E, embora estreante, Castilho pregou muito respeito ao Estadual.

“Nós temos como objetivo estar entre os quatro, ir para semifinal. É um objetivo muito claro nosso. Mas sabemos da dificuldade que vamos encontrar. Na minha opinião, vai ser o Campeonato Mineiro mais difícil da história. As equipes estão se preparando muito bem, estão contratando muito bem. Por isso, vai ser um dos campeonatos mais fortes”

Jorge Castilho, em entrevista exclusiva ao No Ataque

Grupo do Verdão

Grupo A 

  • Atlético
  • Democrata-GV
  • Uberlândia
  • URT

Tabela de jogos do Uberlândia

  • Uberlândia x Tombense – 10/1 (sábado), às 16h, no Parque do Sabiá
  • Betim x Uberlândia – 14/1 (quarta-feira), às 18h30, no Independência
  • Cruzeiro x Uberlândia – 17/1 (sábado), às 18h30, no Mineirão
  • Uberlândia x Itabirito – 21/1 (quarta-feira), às 20h, no Parque do Sabiá
  • Uberlândia x América – 24/1 (sábado), às 20h30, no Parque do Sabiá
  • Athletic x Uberlândia – 31/1 (sábado), às 18h30, na Arena Sicredi
  • North x Uberlândia – 7/2 (sábado), às 16h, no José Maria Melo
  • Uberlândia x Pouso Alegre – 14/2 (sábado), às 16h30, no Parque do Sabiá

Onde assistir às partidas do Uberlândia

Os jogos do Uberlândia podem ser transmitidos por cinco plataformas diferentes. Os duelos da fase final e os confrontos na primeira fase contra América e Cruzeiro passarão no Premiere (pay-per-view) e ainda tem Globo (tv aberta), geTV (YouTube), SporTV (tv fechada) como possibilidades. Já as partidas do Verdão diante de outras equipes do interior terão transmissão do SportyNet (YouTube).

Ficha do Uberlândia

  • Data de fundação: 1º de novembro de 1922
  • Meta no campeonato: ir à semifinal do Mineiro
  • Técnico: Jorge Castilho
  • Destaques: Fumaça, Jonatas Paulista e Geovane
  • Time titular: Jefferson; Yuri Ferraz, Max Miller, Rayne e Nathan; Fumaça, Jonatas Paulista e Geovane; Robinho, Ingro e Dudu Albaceta
  • Posição no último Estadual: vice-campeão do Troféu Inconfidência
Compartilhe
google-news-logo