O Villa Nova assumiu a liderança do Grupo B do Campeonato Mineiro ao vencer o Patrocinense por 1 a 0. As equipes se enfrentaram neste domingo (4/2), no estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, pela terceira rodada.
O gol do time de Nova Lima foi marcado pelo meio-campista Neto, em cobrança de falta muito bem executada aos 17 minutos do primeiro tempo. O jovem de 21 anos está emprestado pelo Atlético ao Leão do Bonfim até 7 de abril de 2024.
O goleiro Glaycon, revelado no América, teve papel importante para o Villa Nova ao defender com os pés a cobrança de pênalti de Kanela, do Patrocinense, aos 19 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Villa foi a seis pontos no Grupo B do Mineiro, deixando o Atlético em segundo, com três. Nesse sábado (3/2), o Galo perdeu o clássico para o Cruzeiro, por 2 a 0, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Já o Patrocinense, integrante do Grupo C, permanece com quatro pontos, mesma quantidade do Athletic. O América, líder da chave, soma sete. O Democrata, último colocado, tem três.
Próximos jogos
O próximo jogo do Villa Nova é contra o Ipatinga, às 20h de quinta-feira (8/2), no Castor Cifuentes, em Nova Lima. Já o Patrocinense entra em campo diante do Cruzeiro, às 16h30 de sexta (9/2), no Mineirão, em Belo Horizonte.
Veja a classificação do Mineiro
Grupo A
- Cruzeiro – 7 pontos, 3 gols de saldo
- Tombense – 7 pontos, 2 gols de saldo
- Itabirito – 4 pontos
- Ipatinga – 3 pontos
Grupo B
- Villa Nova – 6 pontos
- Atlético – 3 pontos
- Uberlândia – 2 pontos
- Pouso Alegre – 0 ponto
Grupo C
- América – 7 pontos
- Athletic – 4 pontos, 0 gol de saldo
- Patrocinense – 4 pontos, 0 gol de saldo
- Democrata – 3 pontos
Regulamento do Campeonato Mineiro 2024
O Campeonato Mineiro 2024 conta com 12 clubes divididos em três grupos. Na primeira fase, as equipes enfrentam apenas adversários de outras chaves, totalizando oito rodadas.
Os líderes dos grupos A, B e C e o segundo colocado geral avançam às semifinais, que serão disputadas em partidas de ida e volta. O mesmo ocorrerá na decisão.
Os participantes que terminarem a etapa classificatória do quinto ao oitavo lugar vão para o Troféu Inconfidência. O torneio definirá os representantes de Minas Gerais na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro de 2025.
Com relação ao rebaixamento, a Federação Mineira de Futebol considerará as três piores campanhas gerais, independentemente da colocação na chave. Esses times farão um triangular de quatro rodadas, do qual apenas o ganhador permanecerá na elite.