CAMPEONATO MINEIRO

Quais resultados garantem o Villa Nova na Série D?

Na última rodada do Mineiro, o Leão do Bonfim visita o Democrata-GV no sábado (2/3), às 16h30, no Mamudão, em Governador Valadares
Foto do autor
Compartilhe

Após avançar de fase na Copa do Brasil, o Villa Nova pode garantir vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025 já no próximo sábado (2/3). Às 16h30, o Leão do Bonfim visita o Democrata-GV, no Mamudão, em Governador Valadares, pela última e decisiva rodada do Campeonato Mineiro, que qualifica os clubes para disputar a Quarta Divisão da próxima temporada.

O Estadual concede três vagas na Série D para os melhores clubes mineiros que não estejam disputando uma das três primeiras divisões do futebol nacional. 

Ou seja, três times mineiros garantem lugar na Quarta Divisão da próxima temporada, excluindo Atlético e Cruzeiro, que estão na Série A, América e Tombense, times que disputarão a Série B, e Athletic, representante do estado na Série C – esses cinco clubes são os melhores times atualmente no Mineiro.  

Classificação geral do Mineiro

  1. Cruzeiro – 16 pontos
  2. América – 15 pontos e 15 gols de saldo
  3. Tombense – 15 pontos e 9 gols de saldo 
  4. Atlético – 11 pontos
  5. Athletic – 10 pontos
  6. Uberlândia – 8 pontos e -2 de saldo
  7. Itabirito – 8 pontos e -3 de saldo
  8. Villa Nova – 8 pontos e -4 de saldo
  9. Patrocinense – 8 pontos e -6 de saldo
  10. Ipatinga – 7 pontos e -5 de saldo
  11. Pouso Alegre – 6 pontos e -10 de saldo
  12. Democrata-GV – 4 pontos

Situação do Villa Nova para garantir vaga na Série D de 2025

Como está apenas três pontos atrás do Atlético, líder do seu grupo, o Villa Nova entra em campo com uma chance remota de chegar à fase final do Mineiro, o que já garantiria o time na Série D. Além de torcer para que o Galo seja derrotado pelo Ipatinga, o Leão do Bonfim deve tirar uma diferença de nove gols de saldo. 

Porém, a equipe não tem chances de se classificar, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ou seja, o intuito real do Villa na derradeira rodada é garantir uma vaga no Troféu Inconfidência e também na Série D de 2025.

O Leão do Bonfim é, atualmente, o oitavo melhor time do Campeonato Mineiro, que conta com os cinco primeiros colocados já garantidos nas divisões nacionais. Portanto, o Villa Nova tem os seguintes cenários para garantir vaga na Série D de 2025: 

  • Vitória sobre o Democrata-GV: o Villa Nova está garantido na Série D se pelo menos um dos seguintes times – Uberlândia, Itabirito e Patrocinense – não vencerem seus compromissos*;
  • Empate com o Democrata-GV: o Villa Nova está garantido na Série D se pelo menos dois dos seguintes times – Uberlândia, Itabirito, Patrocinense/Pouso Alegre e Ipatinga – não vencerem seus compromissos;
  • Se perder para o Democrata-GV: o Villa Nova está garantido na Série D apenas se o Pouso Alegre vencer o Patrocinense e não tirar a diferença de seis de saldo; 

*É possível que uma combinação de resultados, com vitórias de Villa Nova, Uberlândia, Itabirito e Patrocinense na última rodada, leve quatro clubes sem divisão ao Troféu Inconfidência. Desta maneira, o Leão do Bonfim só se garantirá na Série D antecipadamente se ficar com melhor saldo em relação a dois dos adversários; 

Última alternativa para garantir vaga na Série D de 2025

Mesmo se essa combinação de resultados acima não der certo, o Villa Nova tem uma última alternativa para disputar a Quarta Divisão em 2025. 

Democrata-SL, Patrocinense e Pouso Alegre disputarão a Série D deste ano e podem subir de divisão, garantindo vaga na Terceira Divisão da próxima temporada. Isso abriria uma vaga para o clube com mais pontos que não garantiu via Estadual. 

8ª rodada do Mineiro

  • Democrata-GV x Villa Nova – Mamudão
  • Cruzeiro x Uberlândia – Mineirão
  • Athletic x Itabirito – Arena Sicredi
  • Tombense x América – Almeidão
  • Atlético x Ipatinga – Arena MRV
  • Patrocinense x Pouso Alegre – Pedro Alves do Nascimento

Todos os jogos serão realizados no sábado (2/3), às 16h30.

Compartilhe