O Villa Nova anunciou, nessa quinta-feira (18/12), pacotão de reforços com cinco jogadores – entre eles, o lateral-direito Norberto, ex-América e Cruzeiro, e o zagueiro Ewerton Páscoa, que tem título continental no currículo: foi campeão da Recopa Sul-Americana pelo Santos, em 2012.
Além da dupla de defesa, o clube nova-limense anunciou trio de goleiros: Victor Lube, cria do Leão do Bonfim que estava no Remo, Gabriel Kinzel, campeão do Módulo 2 do Estadual pelo Betim neste ano, e Geaze, pernambucano com passagem pelo Santa Cruz que estava no América-PE.
Os cinco atletas são as primeiras contratações anunciadas para a disputa do Campeonato Mineiro de 2025. O técnico do Villa na competição será o experiente Ricardo Drubscky, que volta ao clube após 20 anos. Ele acumula passagens por tradicionais clubes brasileiros, como América, Atlético, Fluminense, Vitória, Athletico-PR e Goiás.
Relembre passagens de Norberto por América e Cruzeiro
Nascido em Brumado, na Bahia, Norberto chegou ao Cruzeiro em 2008, vindo do Santos, para integrar a categoria Sub-20. Ele nunca chegou a jogar pelo time principal celeste – no ano seguinte, foi emprestado ao Bahia e, em 2010, fez sua estreia profissional pelo América-RN, já sem vínculo com a Raposa.
O lateral ficou quatro anos na equipe poruguai, depois passou um ano e meio no Coritiba e cerca de um ano e meio no Vitória até voltar para Minas Gerais em 2017 – dessa vez, para defender o América. Pelo Coelho, ele fez 59 partidas, marcou dois gols e distribuiu oito assistências.
Norberto deixou o alviverde ao fim de 2018 e rumou para o Sport. Depois, passou pelo CSA e, em 2021, voltou para o Cruzeiro, reforçando a equipe no segundo ano na Série B do Campeonato Brasileiro. Desta vez, o lateral pôde, enfim, jogar pelo time principal celeste – foram 16 jogos, sem gols ou assistências.
O defensor deixou Belo Horizonte no fim do ano e, em 2022, foi para a Ponte Preta. Entre 2023 e 2024, Norberto teve mais uma passagem pelo América-RN, antes de acertar com o Villa Nova para 2025.
A carreira de Ewerton Páscoa, campeão continental pelo Santos
O Villa Nova será a 19ª equipe em que Ewerton Páscoa atua na carreira. O paulistano foi formado no Pão de Açúcar, do Rio de Janeiro – com rápida passagem pelo Sub-20 do São Paulo – e estreou profissionalmente em 2010.
Entre 2011 e o início de 2012, o defensor passou pelo osasco Audax e pelo Guarani antes de chegar ao Santos, onde teve curta passagem, mas conquistou o principal título da carreira: a Recopa Sul-Americana de 2012.
No ano seguinte, após apenas 12 jogos pelo alvinegro praiano, Ewerton deixou o clube rumo ao Criciúma e, em 2014, foi para o Sport, clube no qual teve a passagem mais longa da carreira – foram 69 jogos, com quatro gols e uma assistência.
Ewerton, que também atua como volante, também passou por Ceará, Náutico, Red Bull Brasil, São Bento, CRB, Vitória, Joinville e, em 2024, teve sua primeira experiência em Minas Gerais atuando pelo Uberlândia, onde fez apenas uma partida pelo Estadual. Meses depois, deixou o clube para retornar ao São Bento.