O Catanduva venceu o Grêmio Prudente de virada, por 2 a 1, pela segunda rodada da Série A3 do Campeonato Paulista. A partida ficou marcada pelo time da casa ter excedido no número de substituições, com seis suplentes utilizados, um a mais que o permitido pela regra.
“Em nenhum momento usamos a sexta substituição para levar vantagem ou usar de má-fé. Não foi premeditado, longe disso. Fizemos uma substituição no intervalo, e deixamos os três atos para fazermos quatro trocas. No calor do momento, fizemos cinco. Muitos estão alegando que foi o Thiago Ribeiro, mas a súmula prova que o último foi o Nathan Índio, que praticamente não pegou na bola. O Catanduva acabou usando da sexta substituição, mas sem má fé, e sem intenção”, explicou o treinador Ivan Canela ao portal Futebol Interior.
O técnico ainda salientou a parcela de culpa da arbitragem: “Temos um perfil de ética e fair play. Faltou também controle da arbitragem, só fomos perceber pela imprensa. É difícil ter controle lá na hora, mas espero que isso não apague a nossa vitória que foi por mérito e justa”.
O erro no número de substituições foi alvo de protestos pelo lado do Grêmio Prudente. O clube emitiu nota em que diz que irá entrar com as medidas legais no Tribunal de Justiça Desportiva.
Após duas rodadas, o Catanduva lidera o terceiro escalão do futebol paulista com seis pontos e 100% de aproveitamento. Já o Grêmio Prudente está na quarta colocação, com três pontos.
Nota oficial do Grêmio Prudente
Diante dos fatos ocorridos no jogo do último sábado (27), de conhecimento público e amplamente divulgados pela imprensa, o Grêmio Prudente informa que por meio do seu departamento jurídico adotou as medidas necessárias objetivando a anulação da partida.
O clube endereçou ao Tribunal de Justiça Desportiva, um requerimento de impugnação, nos termos permitidos pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva, em relação ao qual aguardará acolhimento para o bem do esporte e resguardo da lisura da competição.
Confiantes de que, por justo, as decisões acertadas serão tomadas pelas autoridades competentes, enquanto o procedimento impugnatório se desenrola dentro dos prazos legais.
O Grêmio Prudente segue trabalhando com foco na partida desta quarta-feira (31), às 19h30, contra o Marília, no Prudentão.
Contamos com o apoio do nosso torcedor para alcançar os objetivos traçados para a temporada 2024.
ENTENDA
Na partida do último sábado, no Prudentão, válido pela segunda rodada do Paulista A3, o Catanduva acabou por fazer o uso de seis substituições.
O ato infringe as regras do jogo e as condições de igualdade (Fair Play) que caracterizam o esporte.
O agravante maior é o fato de o segundo gol do time adversário ter sido marcado pelo atleta que entrou no jogo por meio da sexta troca.