O Grêmio São-Carlense, time que disputa a Copa Paulista e a quarta divisão estadual, anunciou a contratação do meio-campista Claudemir. Pouco conhecido pelo público brasileiro, o jogador construiu carreira em mercado alternativos da Europa e tem, no currículo, um gol marcado contra o Barcelona de Pep Guardiola, Messi e companhia.
Sediado na cidade de São Carlos, a 315 quilômetros da capital São Paulo, o São-Carlense foi eliminado nas quartas de final da Série A4 do Campeonato Paulista – consequentemente, não conquistou acesso à Série A3. Claudemir chega como reforço para a Copa Paulista, torneio que começa em 14 de junho.
Carreira na Europa e gol contra Barcelona
Com passagem pela base do Palmeiras, Claudemir foi revelado pelo São Carlos, em 2007. No ano seguinte, foi negociado com o holandês Vitesse, clube em que permaneceu durante três temporadas, somando 80 jogos e 10 gols.
Em 2010, foi para o FC Copenhague, da Dinamarca. No país escandinavo, ele foi multicampeão (dois Campeonatos Dinamarqueses e duas Copas da Dinamarca), disputou 184 jogos e marcou 14 gols – um deles contra o Barcelona.
Gol contra o Barcelona
Em 2 de novembro de 2010, o Copenhague recebeu o Barcelona, no Estádio Parken, pela quarta rodada do Grupo D da Champions League. A partida terminou empatada por 1 a 1, com gols de Claudemir e Lionel Messi.
O argentino abriu o placar para os visitantes aos 31 do primeiro tempo. Passados dois minutos, aos 33, o brasileiro igualou o placar. Veja os gols:
Rubin Kazan e Panathinaikos completavam o grupo. O Copanhague terminou em segundo lugar – atrás do Barcelona – e avançou às oitavas de final. No mata-mata, foi eliminado pelo Chelsea, enquanto o time espanhol terminou como campeão.
Passagem por outros clubes
Na temporada 2014/15, Claudemir trocou os dinamarqueses pelo Club Brugge. Na Bélgica, foram 90 partidas, três gols e três títulos: Campeonato Belga, Copa da Bélgica e Supercopa Belga.
Em 2017, iniciou a rápida passagem (30 jogos e três tentos) pelo Al-Ahli Jeddah, da Arábia Saudita. Na temporada seguinte foi para o Braga (45 partidas, dois gols e o título da Taça de Portugal). Em 2019, assinou com o turco Sivasspor, pelo qual atuou em 48 jogos e não marcou gols.
O último clube europeu da carreira de Claudemir foi o Vizela, time em que permaneceu de 2021 a 2023. No retorno a Portugal, fez 52 jogos, mas passou em branco em todos eles.
Nesta temporada, Claudemir fez sete partidas e um gol pelo Comercial, clube que disputou a Série A2 do Paulista.
São-Carlense na Copa Paulista
O Grêmio São-Carlense está na C da Copa Paulista, juntamente com Taquaritinga, União São João, XV de Piracicaba e Rio Claro.
A estreia será contra o Rio Claro, em 15 de maio, a partir das 16h, no Estádio Municipal Dr. Augusto Schmidt Filho.