
O comentarista Mauro Cezar opinou sobre a polêmica acerca do pênalti marcado para o Palmeiras no jogo contra o São Paulo, pela semifinal do Campeonato Paulista. Em análise, o jornalista disse que Vitor Roque, atacante do Verdão que sofreu a falta, foi ‘cai cai como Neymar’.
No fim do primeiro tempo, Vitor Roque foi derrubado por Arboleda dentro da área. O árbitro Flávio Rodrigues de Souza logo assinalou pênalti. Os jogadores do São Paulo ficaram na bronca. O meio-campista Raphael Veiga partiu para a cobrança e não desperdiçou.
O Palmeiras avançou à final do Paulista graças ao gol de pênalti – venceu o São Paulo por 1 a 0.
Durante programa da Jovem Pan, Mauro Cezar criticou a decisão da arbitragem e comparou o lance de Roque com a atuação de Neymar na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, que rendeu memes.
“Ele (Vitor Roque) se jogou. Ele não quis jogar, mergulhou, ficou de joelhos e esperando a marcação. Então, não vamos ficar aqui tirando a responsabilidade de um jogador cai, cai, não. Ele foi cai, cai, como o Neymar foi na Copa de 2018, e virou meme mundial”, falou.
O comentarista ainda disse que a estreia do jogador com a camisa do Palmeiras vai ficar marcada pelo “pênalti cavado”.
“Se jogou deliberadamente e ganhou o pênalti como presente. A estreia dele no Palmeiras está marcada não por um gol, mas sim por um pênalti cavado. Ele cavou, e o árbitro foi lá e marcou. O Arboleda recolhe o pé, foi vergonhoso”, criticou.
Áudio do VAR
O VAR revisou a infração marcada no camisa 9 do Palmeiras e concordou com a marcação de campo.
“Checa para mim. Ele (Arboleda) perde a bola. O jogador (Vitor Roque) dá um tapa para correr e ele põe a perna”, disse o árbitro Flávio Rodrigues de Souza.
A partir desse momento, a cabine do VAR começa a rever e analisar o lance da penalidade.
“Ele (Arboleda) perde o ‘timing‘ da bola. Ele (Vitor Roque) faz o toque lateral. Veja aqui para mim se tem contato do pé dele ou não”, diz o árbitro de vídeo Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral. “Bola passa e o zagueiro bota a perna na frente”, adicionou o assistente do VAR
“Essa perna esquerda, ele coloca sim. Ele (Arboleda) faz o calço com a perna esquerda na perna esquerda do jogador adversário (Vitor Roque). Esse é o momento do calço. Perna esquerda com perna esquerda também. Esse é o contato. Então, o pênalti está confirmado”, disse Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.