A Série A4 do Campeonato Paulista definiu nesse fim de semana os quatro semifinalistas. Entre os clubes que brigam pelo acesso à terceira divisão está o Paulista de Jundiaí, campeão da Copa do Brasil de 2005.
Nas quartas de final, o Paulista passou pelo Joseense com vitória por 2 a 0, no último sábado (5/4). A partida foi realizada no Estádio Joaquim de Morais Filho, em Taubaté, a 43 quilômetros de São José dos Campos.
No duelo de ida, em Jundiaí, Paulista e Joseense empataram por 2 a 2, no dia 29 de março.
Na semifinal do Paulistão A4, o Galo Jundiaiense enfrentará o Nacional, que superou nas quartas o São Caetano, vice-campeão brasileiro em 2000 e 2001, da Copa Libertadores em 2002 e campeão estadual em 2004.
O outro confronto da penúltima fase da quarta divisão de São Paulo será entre Associação Esportiva Araçatuba (AEA) e União Barbarense.
Os ganhadores dos mata-matas avançam à final e sobem para a Série A3 de 2026.
Semifinal do Paulistão A4
Jogos de ida
Sexta-feira (11)
- Araçatuba x União Barbarense, em Araçatuba
- Horário: 20h
- Transmissão: YouTube Paulistão
Sábado (12)
- Nacional x Paulista, em São Paulo
- Horário: 15h
- Transmissão: YouTube Paulistão
Jogos de volta
Sábado (19)
- União Barbarense x Araçatuba, em Santa Bárbara D’Oeste
- Horário: 15h
- Transmissão: YouTube Paulistão
Sábado (19)
- Paulista x Nacional, em Jundiaí
- Horário: 19h
- Transmissão: YouTube Paulistão
O título da Copa do Brasil de 2005
Comandado pelo técnico Vagner Mancini, o Paulista venceu a Copa do Brasil de 2005 ao bater o Fluminense. Nas finais, o Galo da Japi triunfou em casa por 2 a 0 e segurou o empate sem gols para levantar a taça inédita no Maracanã.
Na campanha do título histórico, o Paulista também desbancou Juventude, Botafogo, Internacional, Figueirense e Cruzeiro.
O elenco campeão da Copa do Brasil tinha como destaques o zagueiro Réver, ídolo do Atlético; o ex-volante Cristian, com passagens por Corinthians e Fenerbahçe; e o meia Márcio Mossoró, ex-Internacional e Sporting Braga (Portugal).
O ex-goleiro Victor, outro importante jogador da história do Galo, também estava no grupo à época. Ele tinha 22 anos e era reserva de Rafael.
Campeões da Libertadores em 2013 pelo Atlético, Réver e Victor foram revelados pelo Paulista. Artur Moraes, ex-goleiro de Cruzeiro e Benfica; o zagueiro Danilo, ex-Palmeiras e Udinese; e o veterano meia-atacante Nenê, do Juventude, são outros nomes formados pelo Tricolor de Jundiaí.
Da derrocada à esperança
Quando venceu a Copa do Brasil, o Paulista disputava a Série B do Campeonato Brasileiro, tendo terminado na 15ª posição entre 22 participantes.
Em 2006, o Galo de Jundiaí bateu na trave na primeira edição por pontos corridos da Segundona – ficou em quinto, com 61 pontos. O América de Natal, promovido à Série A na quarta posição, também somou 61, mas teve duas vitórias a mais: 19 a 17.
A derrocada do Paulista começou em 2007 com a queda para a Série C do Campeonato Brasileiro. Posteriormente, o clube deixou de ter divisão nacional até cair sucessivamente também em nível estadual.
O Tricolor bateu no fundo do poço em 2023, ano em que esteve na quinta divisão de São Paulo. Em 2024, venceu o torneio e subiu ao quarto escalão. Agora, está a dois jogos de prosseguir a remontada com a possível ascensão à A3.