O Corinthians empatou por 0 a 0 com o Palmeiras na Neo Química Arena, nesta quinta-feira (27/3), e conquistou o Campeonato Paulista. O duelo decisivo teve pênalti perdido pelos visitantes e três jogadores expulsos.
Aos 29 minutos do segundo tempo, Raphael Veiga cobrou a penalidade, gerada após falta de Félix Torres em Vitor Roque, mas parou na defesa de Hugo Souza. O zagueiro equatoriano deixou o gramado pouco mais de dois minutos após derrubar o atacante palmeirense na área.
Isso porque ele já estava amarelado quando fez falta novamente em Vitor Roque, aos 31. O árbitro, então, aplicou o cartão vermelho. Mas mesmo com um jogador a mais o Verdão não conseguiu balançar as redes.
Houve ainda uma confusão entre os dois times nos acréscimos, na qual o volante Martínez, do Corinthians, deu um tapa no rosto de Marcelo Lomba, goleiro reserva do Palmeiras – os dois foram expulsos.
Corinthians foi campeão pelo placar agregado
O Corinthians ficou a taça pelo fato de ter vencido por 1 a 0 o jogo de ida, disputado em 16 de março, no Allianz Parque. Na ocasião, o gol foi marcado pelo centroavante Yuri Alberto.
O Palmeiras, por outro lado, não conseguiu o tetracampeonato. A equipe treinada por Abel Ferreira havia vencido em 2022, 2023 e 2024.
O jogo
Os primeiros minutos do Derby foram de muita transpiração, alguns tumultos, mas pouquíssima inspiração. Em vantagem, o Corinthians não se expôs e dificultou a construção de jogadas do Palmeiras, que não conseguia levar perigo ao gol de Hugo Souza.
A única chance de gol da etapa inicial surgiu aos 26 minutos. Após uma bela troca de passes, Rodrigo Garro recebeu com liberdade na entrada da área e, mesmo com pouco ângulo, soltou um foguete em direção à meta de Weverton. A bola explodiu na trave e se perdeu pela linha de fundo.
O Alviverde tentou sair para o jogo, mas esbarrou em muitos erros de passe e em uma noite, até então, apagada de Estêvão. A equipe de Abel Ferreira rodava a bola de um lado para o outro, mas o Timão não cedeu espaços, e o goleiro Hugo Souza praticamente não trabalhou.
Segundo tempo
A partida estava sob controle do Corinthians, mas Félix Torres, aos 22 minutos, quase colocou tudo a perder. O zagueiro vacilou na marcação e acabou cometendo um pênalti em Vitor Roque. O VAR demorou, mas confirmou a penalidade após alguns minutos de revisão.
Raphael Veiga foi o responsável pela cobrança, mas bateu mal e viu Hugo Souza agarrar. A defesa incendiou a torcida alvinegra, que cantou alto nos minutos restantes e conduziu o Timão a mais um título paulista.
CORINTHIANS 0 X 0 PALMEIRAS
CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique e Angileri; Raniele, José Martínez (Charles), André Carrillo (Ryan) e Rodrigo Garro (André Ramalho); Memphis Depay e Yuri Alberto (Romero). Técnico: Ramón Díaz
PALMEIRAS: Weverton; Mayke (Naves), Murilo, Micael e Piquerez (Felipe Anderson); Emiliano Martínez (Richard Ríos), Aníbal Moreno (Flaco López) e Raphael Veiga (Thalys); Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 27 de março de 2025, quinta-feira
Hora: 21h35 (de Brasília)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Assistentes: Neuza Inês Back e Danilo Ricardo Simon Manis
VAR: Daiane Muniz
Cartões amarelos: Félix Torres, Angileri, Garro, Ramón Díaz, André Ramalho e Yuri Alberto (Corinthians); Mayke, Emiliano Martínez, Facundo Torres e Weverton (Palmeiras)
Cartões vermelhos: Félix Torres e José Martínez (Corinthians); Abel Ferreira e Marcelo Lomba (Palmeiras)
Público: 48.196 torcedores
Renda: R$ 4.638.125,50