Gabriela Bruno – O volante João Schmidt chegou ao Santos como um reforço desconhecido pela torcida, mas rapidamente virou xodó da arquibancada e até de Neymar. O início acima da média dele surpreendeu o clube e Fábio Carille.
João tinha perfil mais contido no Japão e, no Santos, é descontraído nos bastidores e tem chamado a responsabilidade. O jogador surpreendeu o técnico Fábio Carille, que já reconhecia a habilidade dele, mas não imaginava que se identificaria tão rápido com o time alvinegro.
O jogador de 30 anos ganhou a posição rapidamente e já é o cérebro do time no meio-campo. Carille, em coletiva após vitória sobre o São Paulo, citou João à vontade e disse que ele parece estar no time há anos.
Xodó de Neymar
Schmidt foi alvo de elogios até do ídolo Neymar, que quis saber quem era o “camisa 5” no clássico diante do Corinthians. Nos bastidores da Santos TV, o meia-atacante do Al-Hilal pergunta ‘quem é o 5?’ Ao saber que era João, afirma: ‘caramba, bom, mano”.
“Claro que fico muito feliz (com os elogios do Neymar), é um craque e ídolo, principalmente para todo santista. Fico feliz. Entendo que não posso parar por aqui e trabalhar a cada dia, para conquistarmos coisas grandes nessa temporada. Esse é meu foco e esses são meus objetivos”, disse João.
Schmidt desbancou titular e é comparado a Busquets
Com Rincón ainda sem ritmo, Schmidt desbancou o meio-campista venezuelano no time titular e tem surpreendido pela boa marcação, dinâmica e movimentações inteligentes.
Os torcedores já adotaram João e o apelidaram como ‘João Busquets’ em referência a Sergio Busquets, lendário volante do Barcelona que hoje joga no Inter Miami.
Carreira de João Schmidt
O camisa 5 do Santos foi revelado no São Paulo. Na base do tricolor, ele era nome de grande destaque e já chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-20.
João subiu ao profissional da equipe paulista em 2013, mas passou a ganhar mais oportunidades em 2016, ano em que se firmou como titular do time treinado pelo argentino Eduardo Bauza.
Em 2017, o volante foi vendido ao Atalanta, da Itália. Por lá, não teve muitas oportunidades e, por isso, foi emprestado ao Rio Ave, de Portugal, em 2019. No time português, ganhou a titularidade e fez boas partidas.
Meses depois, João foi vendido ao Nagoya Grampus, do Japão. Ele ficou cinco anos no pais asiático e foi destaque nas duas equipes em que jogou por lá (Nagoya, entre 2019 e 2020, e Kawasaki Frontale, de 2021 a 2023).
No início de 2024, voltou ao Brasil para jogar no Santos. Desde então, são oito partidas – sete como titular – e um gol marcado.