FUTEBOL INTERNACIONAL

Time de ex-atacante do Cruzeiro jogará playoff contra rebaixamento na Europa

Na sua primeira participação na elite na história, time que tem ex-Cruzeiro como ícone fará playoff contra terceiro colocado da Segunda Divisão

Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe
google-news-logo

Time do atacante Nenê, que passou pelo Cruzeiro em 2007, o AVS iniciará, neste sábado (24/5), batalha de dois jogos contra o rebaixamento para a Segunda Divisão do Campeonato Português. Na sua primeira participação na elite da competição, a equipe terminou em 16º lugar e, por isso, fará playoff contra o Vizela, terceiro colocado da segundona.

Disputado em jogos de ida e volta, o confronto define a última vaga da elite portuguesa para 2025/2026. Farense e Boavista foram rebaixados diretamente, enquanto Tondela e Alverca já garantiram a promoção.

A primeira partida será na casa do AVS, o Estádio do CD Aves, em Vila das Aves, no sábado (24/5). Já o embate decisivo será no Estádio do Vizela, em Vizela, no dia 1º/6 (domingo).

Gol no fim evitou rebaixamento

Por muito pouco, o AVS não amargou o rebaixamento direto para a Segunda Divisão. A equipe ficou empatada em pontos com o vie-lanterna Farense (27) e teve menos vitórias (cinco, contra seis do adversário), mas levou a melhor devido ao confronto direto, primeiro critério de desempate do Campeonato Português.

O primeiro embate entre os times na temporada terminou empatado por 0 a 0, enquanto o segundo teve vitória por 1 a 0 do AVS, fora de casa, com gol salvador do atacante caboverdiano Zé Luís, ex-Porto, aos 51 minutos do segundo tempo.

AVS tem ex-Cruzeiro e outros jogadores conhecidos

Nenê é o atleta do elenco do AVS com maior identificação com o clube. Ele foi o grande nome do acesso à elite na temporada passada – terminou como o artilheiro da Segunda Divisão, com 23 gols em 32 jogos, incluindo golaços de falta e bicicleta.

O jogador de 41 anos jogou menos na atual temporada por causa de uma lesão muscular que o tirou do circuito por quase dois meses. Foram cinco bolas na rede e uma assistência em 19 partidas, com média de uma participação em gol a cada 156 minutos jogados.

O AVS tem outros jogadores conhecidos, como o goleiro mexicano Guilhermo Ochoa; os meias brasileiros Lucas Piazon, ex-Chelsea e Botafogo, e Lucas Fernandes, ex-Botafogo e Cuiabá; o atacante caboverdiano Zé Luís, ex-Porto; e o zagueiro brasileiro Aderllan Santos, ex-São Paulo, Vitória e Valencia, da Espanha.

Histórico do AVS

O AVS foi fundado em maio de 2023 a partir da mudança de sede da União Desportiva Vilafranquense, clube pelo qual Nenê jogou nas duas épocas anteriores, com 33 gols em 64 partidas. Com a denominação antiga, a equipe terminou a Segunda Liga de Portugal em sétimo lugar, em 2022/2023 (47 pontos), e 12º, em 2021/2022 (41 pontos).

A agremiação saiu de Vila Franca de Xira, na Grande Lisboa, e se estabeleceu na Vila das Aves, Região do Porto. Apesar da semelhança nos nomes, o AVS não tem ligação com o Clube Desportivo das Aves.

O tradicional time fundado em 1930, que conquistou a Taça de Portugal em 2017/2018, encontra-se na divisão distrital devido a um processo de falência em 2020. Os clubes compartilham o mesmo estádio, com capacidade para 8.500 torcedores.

Nenê no Cruzeiro

Nenê jogou no Cruzeiro em 2007, após se destacar no Brasileirão de 2006 pelo Santa Cruz, com nove gols em 30 jogos. Na Toca, o atacante enfrentou concorrência forte pela titularidade no elenco que tinha Araújo, Roni, Guilherme, Marcelo Moreno e Rômulo, além de sofrer algumas lesões no tornozelo. Mesmo assim, esteve em 24 jogos e marcou seis gols.

Na temporada seguinte, Nenê foi emprestado ao Ipatinga e, posteriormente, ao Nacional de Portugal, visto que não estava nos planos do técnico Adilson Batista.

Compartilhe
google-news-logo