A Colômbia venceu o Paraguai por 2 a 1, nesta segunda-feira (24/6), no NRG Stadium, pelo primeiro jogo do Grupo D da Copa América. Os gols que garantiram o triunfo foram marcados pelo lateral-direito Daniel Muñoz e pelo meio-campista Jefferson Lerma, enquanto o atacante Julio Enciso diminuiu.
Com o resultado positivo, a seleção comandada por Nestor Lorenzo, que não perde desde fevereiro de 2022 (19 vitórias e cinco empates), somou os primeiros três pontos e assumiu a liderança do grupo. Brasil e Costa Rica, que se enfrentam às 22h, podem ultrapassar os colombianos.
A Colômbia retorna aos gramados nesta sexta-feira (28/6), contra a Costa Rica, pela segunda rodada da Copa América. A bola rola às 19h (de Brasília), no University of Phoenix Stadium. No mesmo dia, o Paraguai enfrenta o Brasil, mas às 22h (de Brasília), no Allegiant Stadium.
O jogo
Logo aos cinco minutos, o colombiano Richard Ríos carregou e arriscou do meio da rua, mas a bola passou raspando a trave esquerda do golo defendido por Rodrigo Mario.
Aos 17, o Paraguai respondeu com a cobrança de falta de Julio Enciso. O atleta bateu no canto direito esquerdo da meta, mas Camilo Vargas voou para fazer a defesa.
Até que aos 32, James Rodríguez dominou na esquerda do ataque e cruzou na cabeça de Daniel Muñoz, que completou sem preocupações para o fundo das redes.
Dez minutos depois, Jefferson Lerma ampliou. Depois de ótima cobrança de falta de James, o jogador, também de cabeça, desviou para vencer o arqueiro Rodrigo Mario.
Já aos 14 da etapa final, Luis Díaz quase marcou o terceiro para os colombianos. O camisa 7 desperdiçou o rebote, mandando a bola por cima do travessão.
Após a ótima chance jogada fora, o Paraguai diminuiu. Sosa fez boa jogada e cruzou para o garoto Julio Enciso, de 20 anos, que emendou no canto direito de Camilo Vargas.
Aos 29, James saiu cara a cara com o goleiro, mas optou pelo passe para o meio da área. Assim, o defensor afastou para escanteio.
No minuto seguinte, Luis Díaz dominou dentro da área, tirou do zagueiro e finalizou desequilibrado, mandando para fora da meta. Deste modo, o placar se manteve até o apito final.